Crianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchindhelm, Virginia Georg-
Autor(es): dc.creatorSilva, Samara da Silva e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24944-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764421-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa conhecer as construções relacionais das crianças por meio de brincadeiras. Tem como objetivo compreender o brincar como mediador de vínculos interpessoais e o papel para o desenvolvimento infantil, alicerçado numa metodologia qualitativa, e fundamentado por estudiosos da experiência de brincar como Borba, Kishimoto e Vygotsky, além de Sarmento e Vasconcellos da Sociologia da Infância. A pesquisa se configura como narrativa por apresentar ao leitor as experiências singulares e subjetivas brincantes vivenciadas pelo sujeito narrador. O estudo salienta relações com o brincar, por meio de experiências vivenciadas no estágio supervisionado na Educação Infantil, numa escola municipal em Monte Alegre, e também relatos autobiográficos, com a singularidade e subjetividade das experiências brincantes de minha infância. A pesquisa destaca a importância das brincadeiras para as crianças, seus vínculos interpessoais e suas relações com as culturas onde se inserem. Brincar é uma experiência fundamental no processo de desenvolvimento, um direito reconhecido por leis, uma linguagem de comunicação e expressão de emoções, criação e imaginação das crianças, que também sempre renovam e perpetuam suas culturas infantis.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to understand the relational constructions of children through playing. It aims to understand playing as a mediator of interpersonal bonds and its role in child development, based on a qualitative methodology, and founded by scholars of the experience of playing as Borba, Kishimoto, and Vygotsky, besides Sarmento and Vasconcellos from the Childhood Sociology. The research is configured as the narrative for presenting to the reader the singular and subjective playing experiences lived by the narrator. The study points relationships with playing, through lived experiences in the supervised internship in Early Childhood Education, in a municipal school in Monte Alegre, and also in autobiographical reports, with the singularity and subjectivity of the playful experiences of my childhood. The research highlights the importance of playing for children, their interpersonal bonds, and their relationships with the cultures in which they are inserted. Playing is a fundamental experience in the development process, a right recognized by law, a language of communication and expression of emotions, creation and imagination of children, that always renew and perpetuate their childhood cultures too.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBrincar-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectVínculos interpessoais-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectInterpesonal bonds-
Palavras-chave: dc.subjectPlaying-
Título: dc.titleCrianças e suas construções relacionais: brincadeiras como mediadoras de vínculos interpessoais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.