Grupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValla, Victor Vincent-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727193U9-
Autor(es): dc.contributorDavid, Helena Maria Scherlowski Leal-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9481043825318572-
Autor(es): dc.contributorWong Un, Julio Alberto-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8396570029365423-
Autor(es): dc.contributorBrandão, Elaine Reis-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5788713244924150-
Autor(es): dc.contributorCotta, Rosangela Minardi Mitre-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9357350570297026-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6640438981792067-
Autor(es): dc.creatorMachado, Adriana Maria Brant Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30649-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764409-
Descrição: dc.descriptionEsta tese de doutorado é um estudo de caso de uma prática de educação e saúde, desenvolvida com um grupo de mulheres de uma comunidade favelizada do Rio de Janeiro. Trata da sistematização dessa experiência, com base no método proposto por Jara Holliday (1996), visando: captar outras possibilidades epistemológicas, políticas e sociais para o desenvolvimento do trabalho em educação e saúde, capaz de dar visibilidade às condições subjetivas e experienciais da vida das pessoas e promover a autonomia dos sujeitos; produzir e disseminar novos conhecimentos sobre a prática de grupo de apoio social aplicada à atenção básica. Da experiência são extraídas questões das falas das participantes, obtidas por meio do método de História Oral, preconizado por Meihy (1996), que, analisadas sob a ótica das categorias apoio social, autonomia, empoderamento e educação popular e saúde, fornecem subsídios para discutir um modelo de promoção à saúde e de trabalho educativo mais humanizado e com mais potência para consolidar o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS). A sistematização desta prática, ao mesmo tempo terapêutica e pedagógica, aponta a possibilidade de se construir práticas coletivas menos medicalizantes e mais humanizadas na rede básica de saúde, encurtar a distância entre profissionais e pacientes e entre os serviços e a população assistida. O perfil, a postura ética e a atuação da profissional de saúde que coordena a prática estudada reúnem os atributos de afetividade e humanidade com as competências técnica e política e, por isso, constituem uma referência inspiradora para uma abordagem transdisciplinar no campo da saúde. Os resultados do estudo mostram que essa experiência pode representar uma estratégia a ser adotada no campo da educação e saúde por concretizar um trabalho educativo em saúde democrático e dialógico, com capacidade de empoderar os sujeitos e contribuir para o desenvolvimento de sua autonomia, integrando o conhecimento técnico-científico ao conhecimento das classes populares-
Descrição: dc.descriptionThis thesis is a case study of an education and health practice, carried out with a group of women from a slum area of Rio de Janeiro. This experience is here systematized, based on a method proposed by Jara Holliday (1996), aiming at: capturing other epistemological, political and social possibilities for the development of health and education programs, capable of rendering visibility to the subjective and actual people`s living conditions and promoting their subjects` autonomy; producing and widespreading new concepts on the group practice of social support applied to basic health care. The experience has raised questions, collected by means of the Oral History told by the participants, as proposed by Meihy (1996), which, when analysed under the categories of social support, autonomy, empowerment and common citizens`education and health, provides subsidies for the discussion of a more humanized model of health promotion and educational practices, powerful enough to contribute for the consolidation of the Brazilian Public Health Program (SUS). The results of this systematization, while at the same time therapeutic and pedagogical, point to the possibility of creating collective practices for the public health care system which would be less dependant on medical drugs and more humanized, as well as shortening the distance between professionals and patients, and between the services provided and the assisted population.The profile, ethical attitude and experience of the health professional who coordinates the studied practice are an inspiring reference for a transdisciplinar approach in the health area, as they reveal a real possibility of integrating the cultural codes of the participants with both the affectionate, human attributes and technical and political competence. The results of this stydy show that this experience may represent a strategy to be adopted in the field of health education, concerning its possibility to estabilish a democratic and dialogical health and educational practice, with the capacity to empower the subjects and promote their autonomy, while at the same time integrating both the technical-cientific knowledge and commonly held perception-
Descrição: dc.description217 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da saúde-
Palavras-chave: dc.subjectHumanização da assistência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da mulher-
Palavras-chave: dc.subjectHealth education-
Palavras-chave: dc.subjectHealth promotion-
Palavras-chave: dc.subjectHumanization of assistance-
Título: dc.titleGrupo de mulheres: sistematizando uma prática emancipatória de educação e saúde-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.