Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cavalcanti, Diana Negrão | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/./1970075442296547 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luiz Mors | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/./5525595141868422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Maurício, Carmen Edith Pazoto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6231757253598609 | - |
Autor(es): dc.contributor | Spiegel, Carolina Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2696208823075136 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1324123487303168 | - |
Autor(es): dc.creator | Gismonti, Raphael D'Able | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27429 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764397 | - |
Descrição: dc.description | A divulgação científica (DC) é atividade fundamental na disseminação de conhecimentos científicos, formação cidadã e diálogo entre ciência e sociedade. A participação em projetos de DC e produção de materiais didáticos são considerados como atividades importantes na formação docente de professores de ciências e biologia. A extensão universitária, disciplinas de licenciatura e estágios obrigatórios, além da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia revelam-se nessa análise e na literatura como catalizadores da produção destes materiais de grande contribuição para os alunos participantes. Em especial, a produção textual se mostra uma alternativa na formação de professores, mas outros tipos de conteúdo também se fazem presentes, muitas vezes com sobreposição entre esses tipos. Este trabalho teve como objetivo averiguar a importância da atividade de produção de materiais de DC por estudantes do curso de ciências biológicas e as preferências e objetivos da escolha destes materiais. A análise vai de encontro com a literatura ao revelar a importância da produção de materiais de DC tanto do ponto de vista de estudantes quanto de professores. Da mesma forma aponta obstáculos e objetivos dessa produção. Conhecer os processos, dificuldades e benefícios da produção de materiais de divulgação permite o encaminhamento de recursos humanos e financeiros para as melhores práticas e soluções de problemas apresentados nesta atividade, assim contribuindo com a difusão de conhecimento científico de qualidade e acesso aos bens da ciência-tecnologia. | - |
Descrição: dc.description | Popular scientific communication is a fundamental activity in the dissemination of scientific knowledge, development of civil knowledge, and dialogue between science and society. Participation in science communication projects and the production of didatic materials are considered important activities in the training of science and biology teachers. University extension, teacher’s graduation courses, mandatory internships and the Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (National Week of Science and Technology) reveal themselves in this analysis and in the literature as catalysts for the production of these materials and of great contribution to participating students. Textual production specially is shown as an alternative in teacher graduation but other types of content are also made presente, often with overlap among types of materials. This study aimed at investigating the importance of the activity of production of popular science communication materials by students in biological sciences graduation and their preferences and objectives in choosing the production of these materials. The analysis matches the literature in revealing the importance of the production of popular scientific communication materials, both as seem by students and professor. Similarly this analysis points to objetives and challenges of the production. Knowing the processes, dificulties and benefits of producing science communication materials allows the allocation of human and financial resources to the best practices and problem solving presented in these activities, thus contributing to the spreading of quality science knowledge and accessibility to science-technology made goods. | - |
Descrição: dc.description | 32 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graduação em biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology graduation | - |
Título: dc.title | A produção de materiais de divulgação científica por alunos de Ciências Biológicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: