Musicalidade surda: uma proposta de ensino de violão utilizando as ferramentas da física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNachez, Juan Lucas-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4966227211786522-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Érica Cristina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8479783726884704-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Maria Carmen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2381974870707375-
Autor(es): dc.creatorSantos, Luciane Paiva dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31995-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764393-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido no Curso de Licenciatura de Física do Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior. O objetivo geral deste trabalho é a utilização de uma metodologia interdisciplinar para trabalhar o ensino inclusivo de música, utilizando a Física. Dentro da educação musical para surdos, algumas formas de acessibilidade são limitadas, tais como legendas ocultas, animações e até mesmo a LIBRAS. Os alunos surdos que desejam estudar essa linguagem artística encontram dificuldades no acesso, geralmente, não encontrando profissionais capacitados para ensinar música de maneira adequada. Nesse grupo também há pessoas que não tem o menor interesse em ter contato com a música, por pensar que é de exclusividade do ouvinte, sem ter a ciência que o surdo sente a música numa forma própria, por meio das vibrações sonoras. Um sistema dual que considere a abordagem visual atrelada à tátil, pode ser mais abrangente e eficiente para transmitir música. Partindo da premissa que o som é uma onda mecânica, longitudinal e tridimensional e precisa de um meio de propagação, é possível que uma pessoa parcial ou totalmente surda possa sentir as vibrações sonoras do meio em questão: o corpo humano. O presente trabalho visa despertar o interesse dos alunos surdos da educação básica, pela Física, usando a música como intermediário. Com intuito de disseminar que a música é para todos, tentando suprir a carência de profissionais capacitados para o ensino.-
Descrição: dc.descriptionThis work was developed as part of the Physics degree course of the Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior. The general objective of this work is using an interdisciplinary methodology in the inclusive teaching of Physics and Music. Within music education for the deaf, some forms of accessibility are limited, such as closed captions, animations and even LIBRAS. Deaf studentswho wish to study this artistic language find it generally difficult to access, not finding properly trained professionals to teach music. In this group there are also people who have no interest in having contact with music, because they think that it is exclusive to the listener, not being aware that a deaf person feels music in their own way, through sound vibrations. A dual system that considers the visual approach linked to the tactile one can be more comprehensive and efficient to transmit music. As the sound is a mechanical wave, longitudinal and three-dimensional that needs a medium to propagate, it is possible that a partially or totally deaf person can feel the sound vibrations in the medium in question: the human body. The present work aims to trigger the interest of deaf students in education, in Physics, using music as an intermediary. In order to show that music is for everyone, trying to fill the lack of qualified professionals for teaching.-
Descrição: dc.description61 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de música-
Palavras-chave: dc.subjectEducação musical-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Physics-
Título: dc.titleMusicalidade surda: uma proposta de ensino de violão utilizando as ferramentas da física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.