A política de educação de jovens e adultos da classe trabalhadora nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVentura, Jaqueline Pereira-
Autor(es): dc.contributorRummert, Sonia Maria-
Autor(es): dc.contributorFrigotto, Gaudencio-
Autor(es): dc.contributorBomfim, Alexandre Maia do-
Autor(es): dc.contributorCosta, Regis Eduardo Coelho Argüelles da-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Caroline Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30027-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764389-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar a configuração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos Institutos Federais do estado do Rio de Janeiro – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) –, a fim de compreender a oferta da EJA nessas instituições, no período de 2016 a 2020. Com base no referencial teórico do materialismo histórico-dialético (KOSIK, 1976; GRAMSCI, 1999; MARX, 2013), a investigação buscou compreender os fundamentos teórico-metodológicos da relação trabalho-educação para análise da educação da classe trabalhadora no Brasil; identificar as principais políticas públicas de Educação Básica e Profissional voltadas para jovens e adultos trabalhadores após a promulgação da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394 (BRASIL, 1996b) –, principalmente aquelas relacionadas aos Institutos Federais; e analisar a(s) oferta(s) e a(s) configuração(ões) da EJA no IFF e no IFRJ, no período mencionado. Os procedimentos metodológicos de pesquisa incluem o levantamento de fontes documentais, bibliográficas e dados estatísticos dos referidos institutos, além da realização de entrevistas semiestruturadas com dirigentes de suas reitorias, visando complementar as informações levantadas. Os resultados revelaram que a educação para a modalidade está atrelada à entrada do estudante da EJA no mundo do trabalho. Para isso, as formações têm sido aligeiradas, condensadas e estão distantes da realidade dos educandos. A conclusão deste estudo atesta a necessidade de uma reformulação do currículo e de uma inversão de ordem, na qual a oferta de cursos para a modalidade EJA também seja considerada prioridade, de modo que os cursos possam ir ao encontro da realidade desses estudantes, evitando a evasão.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tiene como objetivo analizar la configuración de la Educação de Jovens e Adultos (EJA) en los Institutos Federales del estado de Rio de Janeiro – el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) y el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) –, para comprender la oferta de EJA en estas instituciones, en el periodo de 2016 a 2020. Bajo el referencial teórico del materialismo histórico-dialéctico (KOSIK, 1976; GRAMSCI, 1999; MARX, 2013), la investigación buscó comprender los fundamentos teórico-metodológicos de la relación trabajo-educación para análisis de la educación de la clase trabajadora en Brasil; identificar las principales políticas públicas de Educación Básica y Profesional dirigidas a jóvenes y adultos trabajadores después de la promulgación de la actual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394 (BRASIL, 1996b) –, principalmente aquellas relacionadas a los Institutos Federales; y analizar la(s) oferta(s) y la(s) configuración(es) de EJA en IFF e IFRJ, en el periodo mencionado. Los procedimientos metodológicos de pesquisa incluyen el levantamiento de fuentes documentales, bibliográficas y dados estadísticos de dichos institutos, además de la realización de entrevistas semiestructuradas con dirigentes de sus rectorías, para complementar las informaciones levantadas. Los resultados revelaron que la educación para la modalidad está vinculada a la entrada del estudiante de EJA en el mundo del trabajo. Para eso, las formaciones han sido aligeradas, condensadas y están lejos de la realidad de los educandos. La conclusión de este estudio señala la necesidad de una reformulación del currículo y de una inversión de orden, en la cual la oferta de cursos para la modalidad EJA también sea considerada prioridad, de modo que los cursos puedan estar en conformidad con la realidad de estes estudiantes, evitando la evasión.-
Descrição: dc.description137 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federais-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-educação-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectClasse trabalhadora-
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismo histórico-
Palavras-chave: dc.subjectEducación de Jóvenes y Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutos Federales-
Palavras-chave: dc.subjectTrabajo-educación-
Título: dc.titleA política de educação de jovens e adultos da classe trabalhadora nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.