Histórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorBonomo, Lorena Lopes Pereira-
Autor(es): dc.contributorKaercher, Nestor André-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nivea Maria da Silva-
Autor(es): dc.contributorBatista, Bruno Nunes-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Escovedo-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mariana Mizael Pinheiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27655-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764374-
Descrição: dc.descriptionO que os professores da educação básica fazem para ensinar as geografias? Esta foi a inquietação que guiou a tese. Em meio a tessitura de vozes escolares e escritas autorizadas do dizer acadêmico, almejamos reconhecer e fazer ressoar as artes de ensinar ao buscar: i) Compreender o processo de aprendizagem da profissão intrínseco à própria história de vida; ii) Apreender as inter-relações que constituem os arranjos espaciais e táticos dos contextos escolares; iii) Perceber de que modo as narrativas permitem acessar significados e saberes docentes. Por intermédio de memoriais, acompanhamento de aulas e conversas com três professores de geografia, bem como as vivências profissionais da autora, em diálogo com as referências teóricas da pesquisa autobiográfica, mas também de Michel de Certeau, Doreen Massey, Maurice Tardif, entre outros, este trabalho aspirou refletir sobre as inúmeras experiências que são construídas no cotidiano por meio de práticas comuns. Isto é, aquelas que têm como centralidade o uso das vozes, dos corpos e das explicações para a criação das aulas. Procuramos estabelecer uma leitura que se alvitra não- prescritiva, que levasse em conta não aquilo que deveria ser o bom professor, as boas qualidades da docência, mas o que concretamente a profissão docente e os professores fazem de si nas aulas. Ao nos aproximarmos do ofício através das rotinas que abarcam habilidades e detalhes, intrínsecos a uma base de conhecimentos plurais, dentre eles o da ciência geográfica, compartilhamos inventividades docentes que constroem sentidos pedagógicos e existenciais na relação humana, entre desafios e pequenas alegrias.-
Descrição: dc.descriptionWhat do basic education teachers do to teach Geographies? This was the concern that guided the present thesis. Among the weaving of school voices and authorized writings of the academic discourse, we aim to recognize and resonate the arts of teaching by seeking to: i) Comprehend the process of learning in the occupation inherent to one’s life story itself; ii) Understand the interrelationships that constitute spacial and tactic arrangements in school contexts; iii) Perceive in which ways these narratives allow accessing pedagogical meanings and knowledge. Through memorials, classes follow-ups and chats with three Geography teachers, as well as the author’s own professional experiences, in dialogue with the autobiographical research’s theoretical frame of reference, but also Michel de Certeau, Doreen Massey, Maurice Tardif, among others, this essay intended to reflect on the countless experiences that are built daily through common practices. In other words, the ones that are centered on the use of voices, bodies and explanations for preparing lessons. We aim to establish a non- prescriptive standpoint that takes in consideration not only what a good teacher should be like, the good aspects of teaching, but also accurately what the teaching profession and teachers make of themselves in the classroom. In approaching the craft through everyday practices that involve abilities and details, intrinsic to a background of diverse frames of knowledge, like the field of Geographic Science, we share teaching inventivities that build pedagogical and existential meanings in human relation, between challenges and small joys.-
Descrição: dc.description157 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectInventividades-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias de Vida-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Docentes-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências Escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia-
Palavras-chave: dc.subjectExperiência educacional-
Palavras-chave: dc.subjectGeography Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInventivities-
Palavras-chave: dc.subjectLife Stories-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Experiences-
Título: dc.titleHistórias de vida, saberes profissionais e inventividades docentes nas artes de ensinar geografias-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.