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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Patrício, Inês Emília de Moraes Sarmento | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10337780022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1033778004502671 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pogrebinschi, Thamy | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:53576393022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5357639308966321 | - |
Autor(es): dc.creator | Valle, Camila Oliveira do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20333 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764373 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa analisa as obras O Segundo Tratado sobre o Governo Civil, de Locke, O Espírito das Leis, de Montesquieu e Os Artigos Federalistas, de Hamilton, Madison e Jay, verificando a concepção sobre a política em cada uma delas, tendo como foco a formação e organização do Estado e do governo, a organização dos poderes, a representação e a relação entre liberdade e poder. Esses pensadores estão na origem da teoria liberal, que começa a ser desenvolvida num contexto de crítica ao absolutismo e ao despotismo, buscando proteger o indivíduo das arbitrariedades do Estado: na base do liberalismo, estão os senhores, a aristocracia e os privilégios feudais. A preocupação dos pensadores é evitar um estado de guerra, ou um conflito entre indivíduos ou facções, e a solução encontrada está na criação de um governo, elaboração de leis e no respeito a elas. Em não usar a força e apelar ao Direito. Os pensadores são unânimes ao afirmar que o governo deve fazer o bem comum, que o limite do governo e mesmo dos representantes é o bem público. Todavia, reconhecem a existência de interesses privados e o choque que podem ter com o interesse público. A função do governo seria não se deixar levar pelos interesses privados e realizar o bem geral que, para Locke, é a preservação da propriedade. Os Federalistas preocupam-se com a segurança, mas uma segurança ligada ao comércio e à propriedade. Montesquieu preocupa-se com o equilíbrio entre as forças sociais , a ser feito no Estado. O governo existe para tentar por ordem na sociedade, para solucionar suas controvérsias. O executivo está com o Rei ou o chefe do executivo, o legislativo concentra-se num corpo de homens, ou então, em dois corpos de homens, e o judiciário em juízes destacados do povo. O povo não deve ter, em si, nenhum poder, ainda que o poder emane dele. Para Locke, o rei e o corpo de homens, que é o legislativo, conseguem entrar em equilíbrio: o contrato social serve mais aos que têm que aos que não têm propriedade. Montesquieu defende o governo moderado e é a nobreza a responsável pela moderação e ela existe em sociedades baseadas na distinção, ou seja, em monarquias. Já os Federalistas falam em mérito, mas por trás da noção de mérito, está a de propriedade. É o governo dos que sabem . A noção de liberdade liga-se à noção de lei. Não é uma liberdade relacionada à noção de participação no todo, é uma liberdade fechada no indivíduo, em suas preferências. Entretanto, submissa ao que é considerado público , ao que é transformado em lei. Ainda que cada pensador tenha uma proposta política diferente, ficou evidente que nenhuma das teorias, apesar de reconhecer a democracia como uma forma de governo e justamente a forma em que há maior participação popular -, argumenta em prol da democracia. Se, por um lado, todos reconhecem a importância da representação política, ou seja, de um governo em nome do povo , por outro lado, apresentam um receio com relação à entrega de poder ao povo, ou seja, que o povo faça ou mesmo decida. Enquanto Locke e Montesquieu se inclinam para a monarquia, os Federalistas já defendem a república mas não uma república democrática, posto que opõem república à democracia | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Ciências Políticas | - |
Publicador: dc.publisher | Teoria Política e Interpretações do Brasil e Estado e Sociedade | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria do Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Montesquieu, Charles de Secondat, baron de, 1689-1755 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Locke, John, 1632-1704 | - |
Palavras-chave: dc.subject | crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | - |
Título: dc.title | As origens da teoria liberal: governo, poder, representação e liberdade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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