Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Esteban, Maria Teresa | - |
Autor(es): dc.contributor | Pérez, Carmen | - |
Autor(es): dc.contributor | Pavan, Ruth | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Mairce da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Bragança, Inês Ferreira de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marisol Barenco de | - |
Autor(es): dc.creator | Bernar, Aline Praça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764358 | - |
Descrição: dc.description | Caminhos percorridos em conversas cotidianas antes da construção desta tese propiciaram a construção de uma dissertação de mestrado. Destas conversas emergiram narrativas que traziam vozes e histórias de mulheres oriundas das classes populares. Esta tese tem seus caminhos constituídos através de narrativas de mulheres pobres, negras e sem escolarização. Ela intenta mostrar que os caminhos percorridos rumo ao desejo e ao direito de uma escolarização negada constituem experiências tatuadas em vozes femininas. A elaboração narrativa e a construção dessas histórias desafiam narradoras e ouvinte (inclusivamente a pesquisadora) a perceberem que, uma vez exposta, a experiência narrada se encaminha rumo a outras experiências que passam a ser compartilhadas. As narrativas trazidas para a presente tese mostram a inevitável construção de redes entrelaçadas de vozes dentro do mesmo texto na luta necessária e expressiva em prol do direito primordial rumo à emancipação. Dessas narrativas emergem as presenças e ausências, as queixas, os protestos, as denúncias, mas também os sonhos, as lutas, a força e a resistência. É notória, nessas histórias, a persistência dessas mulheres participantes da pesquisa que cientes de sua incompletude, assume-se como tal, na busca e na briga por um horizonte possível de transformação | - |
Descrição: dc.description | Capes | - |
Descrição: dc.description | Paths taken in everyday conversations before the construction of this thesis led to the construction of a master's thesis. From these conversations, narratives emerged that brought voices and stories of women from the popular classes. This thesis has its paths constituted through the narratives of poor, black and uneducated women. She intends to show that the paths taken towards the desire and right to a denied schooling are experiences tattooed in female voices. The narrative elaboration and construction of these stories challenge narrators and listeners (including the researcher) to realize that, once exposed, the narrated experience moves towards other experiences that start to be shared. The narratives brought to this thesis show the inevitable construction of intertwined networks of voices within the same text in the necessary and expressive struggle for the primordial right towards emancipation. From these narratives emerge the presences and absences, complaints, protests, denunciations, but also dreams, struggles, strength and resistance. In these stories, the persistence of these women participating in the research is notorious, who, aware of their incompleteness, assume themselves as such, in the search and struggle for a possible horizon of transformation | - |
Descrição: dc.description | 224 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schooling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Denial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Daily | - |
Título: dc.title | Narrativas e encontros: a negação da escolarização em histórias cotidianas de mulheres | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: