Desenvolvimento de experimento de baixo custo baseado no interferômetro de Michelson-Morley para suporte ao ensino da ótica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Maria Danielle Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.creatorSouza, Juliany dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12491-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764334-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta a produção de um interferômetro semelhante ao de Michelson-Morley com materiais de baixo custo, como proposta para o ensino dos fenômenos ondulatórios da luz através de uma abordagem interdisciplinar. Por meio deste equipamento foram realizados dois experimentos que possibilitaram analisar conceitos físicos como comprimento de onda e índice de refração, assim como conceitos matemáticos, obtendo resultados qualitativos e quantitativos. Enfatizando a importância da observação, coleta de dados, análise de resultados e a comparação desses resultados com a realidade, como destaca no processo de ensino de Libanio e aprendizagem signi cativa de David Ausebel. Visando melhorar a qualidade do ensino da física nas escolas e atendendo aos requisitos da BNCC introduzindo a experimentação como metodologia de ensino. Os resultados foram satisfatórios demonstrando que é possível construir um equipamento experimental com materiais de fácil acesso e com alto nível de precisão.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the production of an interferometer Michelson-Morley with low cost materials, as a suggestion for the teaching of wave phenomena of light through an interdisciplinary approach. Through this equipment were carried out two experiments in which analyze physical concepts such as wavelength and refractive index, as well as mathematical concepts, obtaining qualitative and quantitative results. Emphasizing the importance of observation, data collection, analysis of results and the comparison of these results with reality, as highlighted in the process of teaching Libanio and signi cant learning of David Ausebel. In order to improve the quality of teaching physics in schools and attending the requirements of the BNCC introducing experimentation as teaching methodology. The results were satisfactory demonstrating that it is possible to construct an experimental equipment with materials of easy access and with high level of precision.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Ótica-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Título: dc.titleDesenvolvimento de experimento de baixo custo baseado no interferômetro de Michelson-Morley para suporte ao ensino da ótica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.