Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Maria Danielle Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Morais, Maria Carmen | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Juliany dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12491 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764334 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta a produção de um interferômetro semelhante ao de Michelson-Morley com materiais de baixo custo, como proposta para o ensino dos fenômenos ondulatórios da luz através de uma abordagem interdisciplinar. Por meio deste equipamento foram realizados dois experimentos que possibilitaram analisar conceitos físicos como comprimento de onda e índice de refração, assim como conceitos matemáticos, obtendo resultados qualitativos e quantitativos. Enfatizando a importância da observação, coleta de dados, análise de resultados e a comparação desses resultados com a realidade, como destaca no processo de ensino de Libanio e aprendizagem signi cativa de David Ausebel. Visando melhorar a qualidade do ensino da física nas escolas e atendendo aos requisitos da BNCC introduzindo a experimentação como metodologia de ensino. Os resultados foram satisfatórios demonstrando que é possível construir um equipamento experimental com materiais de fácil acesso e com alto nível de precisão. | - |
Descrição: dc.description | This work presents the production of an interferometer Michelson-Morley with low cost materials, as a suggestion for the teaching of wave phenomena of light through an interdisciplinary approach. Through this equipment were carried out two experiments in which analyze physical concepts such as wavelength and refractive index, as well as mathematical concepts, obtaining qualitative and quantitative results. Emphasizing the importance of observation, data collection, analysis of results and the comparison of these results with reality, as highlighted in the process of teaching Libanio and signi cant learning of David Ausebel. In order to improve the quality of teaching physics in schools and attending the requirements of the BNCC introducing experimentation as teaching methodology. The results were satisfactory demonstrating that it is possible to construct an experimental equipment with materials of easy access and with high level of precision. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Ótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de experimento de baixo custo baseado no interferômetro de Michelson-Morley para suporte ao ensino da ótica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: