Efeito Doppler no ensino médio: uma sequência de ensino de ondulatória com prática, uso de TICs e metodologia ativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.contributorBalthazar, Wagner Franklin-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Isabel Cristina de Castro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7964458773966012-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4855581834199288-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6998705768912364-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Marcílio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13269-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2019.mp.02910323706-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764312-
Descrição: dc.descriptionApresentamos e avaliamos neste trabalho uma sequência de didática de ensino sobre ondulatória como uma unidade de ensino potencialmente significativa, segundo os princípios da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Constitui o produto um questionário inicial de sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, uma apresentação com os conceitos com graus crescentes de dificuldade, situações problemas e demonstrações para trabalho em classe e, como culminância, uma prática de aplicação do efeito Doppler para determinação da velocidade de um skate. A prática sobre efeito Doppler permitiu aos alunos fazer uso dos conhecimentos teóricos de ondulatória numa aplicação de caráter tecnológico, utilizando os smartphones como instrumento de medida e aquisição de dados. As medidas de velocidade com efeito Doppler foram comparadas com medidas da velocidade realizadas por meio da análise de vídeo. A sequência foi aplicada em turmas do terceiro ano do ensino médio de um colégio público da rede do estado do Rio de Janeiro, do turno noturno. Os resultados da metodologia foram avaliados durante toda a sequência e ao final dela, quando foi aplicado um questionário final usando do método da instrução pelos colegas. O questionário inicial mostrou que os alunos tinham uma boa noção de tipos de ondas mas desconheciam, em sua maioria, o efeito Doppler. Analisando o questionário final foi possível encontrar indícios de aprendizagem significativa, por meio da diferenciação progressiva de tipos de ondas, e da reconciliação integradora, sendo esta por meio do efeito Doppler, cujo conceito os alunos souberam transferir para o caso das ondas luminosas. Nosso trabalho indicou que a conjunção de metodologias diversas e ativas, tais como desenvolvimento de prática pelos alunos, instrução pelos pares e demonstrações em classe, são apropriadas para possibilitar situações de negociação de conceitos e, consequentemente, potencializar uma aprendizagem significativa-
Descrição: dc.descriptionWe present and evaluate in this work a teaching sequence on ondulatory as a potentially meaningful teaching unit, according to the principles of Ausubel's meaningful learning theory. The product contains an initial questionnaire to probe the students previous knowledge on the subject, a presentation with concepts ordered in increasing difficulty, a series of situations problems and demonstrations for class work and, as culmination, a practice work on the application of Doppler effect for determination of a skateboard speed. The practice on Doppler effect allowed the students to make use of the theoretical knowledge of wave in a technological application, using smartphones as measurement and data acquisition instrumentation. Doppler velocity measurements were compared with velocity measurements performed using video analysis. The sequence was applied in two night shift classes of the third year of high school level, in a state of Rio de Janeiro public college. The results of the methodology were evaluated throughout the sequence and at the end, when a final questionnaire was applied using the peer instruction method. The initial questionnaire showed that the students had a reasonable notion of wave types but were mostly unaware of the Doppler effect. Analyzing the final questionnaire, it was possible to find signs of meaningful learning, through the progressive differentiation of wave types, and the integrative reconciliation, being this through the Doppler effect, whose concept the students were able to transfer to the case of light waves. Our work has indicated that the combination of diverse active methodologies, such as practice, peer instruction and classroom demonstrations, are appropriate to enable situations of concept negotiation and, consequently, to potentiate meaningful learning-
Descrição: dc.description119 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectOndas-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito Doppler-
Palavras-chave: dc.subjectTICs-
Palavras-chave: dc.subjectPrática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectWave-
Palavras-chave: dc.subjectDoppler effect-
Palavras-chave: dc.subjectPractice-
Palavras-chave: dc.subjectICT's-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Título: dc.titleEfeito Doppler no ensino médio: uma sequência de ensino de ondulatória com prática, uso de TICs e metodologia ativa-
Título: dc.titleDoppler effect in high school: teaching sequence for waves and with practice, ICTs tools and peer instructions-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.