A RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DO SINAES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorCPF:538375177/72-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9133608322839843-
Autor(es): dc.contributorVieira Neto, Julio-
Autor(es): dc.contributorCPF:59874514522-
Autor(es): dc.contributorCoelli, Fernando Cesar-
Autor(es): dc.contributorCPF:17574528268-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9701672057316578-
Autor(es): dc.creatorSouza, Regina Célia Stroligo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764299-
Descrição: dc.descriptionContemporaneously, the Higher Education Institutions (IES) began to engage with the context in which they operate, trying to cope with the emerging social demands. In this social setting which imposes new requirements, the assessment established by the Higher Education National Assessment System tries to ensure, besides the improvement of the quality of Higher Education, the definition of its priorities, guidance for expansion of its academic provision and effectiveness related to Social Responsibility. This study aims to analysing the dimension of Social Responsibility in the process of self-evaluation of Higher Education Institutions from the perspective of (SINAES). The study aims at indentifying if the indicators of Social Responsibility are being met by the Unit of Decentralized Education of Nova Friburgo wich integrates CEFET/RJ. In order to do so, the general guidelines for self-assessment of IES script prepared by the National Commission for Higher Education Evaluation and Final Report and Self-Assessment CEFET/RJ will be considered. For the realization of this study, the concepts of social responsibility were considered as well as the mission of the IES and rules assigned by SINAES for such dimension. Moreover, CEFET/RJ internal documents were analysed such as; self-assessment final report (2013) and Institutional Development Plan (2010). During the case study a questionnaire was applied considering the need to assess the degree of usage and importance of the activities, actions, relationships and social policies done by UNED Nova Friburgo. As a result of this study it was possible to diagnose the involvement of the Unit, with regard to the dimension of Social Responsibility, from the indicators of SINAES and Self-Assessment Final Report, as well as to identify the weaknesses and strengths of the institution, considering the subsidy of possible decisions regarding its future management.-
Descrição: dc.descriptionContemporaneamente, as Instituições de Ensino Superior (IES) passaram a se envolver mais no contexto onde estão inseridas, tentando dar conta das demandas sociais emergentes. Nesse cenário social que impõe novas exigências, a avaliação instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior tenta assegurar, além da melhoria da qualidade da Educação Superior, a definição de suas prioridades, a orientação para expansão da sua oferta e a efetividade acadêmica relacionada à Responsabilidade Social. Este estudo tem por objetivo analisar a dimensão da RS no processo de autoavaliação das IES, sob a perspectiva do SINAES. O estudo pretende identificar se os indicadores propostos estão sendo cumpridos pela Unidade de Ensino Descentralizada de Nova Friburgo que integra o CEFET/RJ a partir das orientações gerais para o roteiro de autoavaliação das IES elaboradas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior. Para a efetivação deste trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico que contemplou um estudo sistematizado, a partir dos conceitos de Responsabilidade Social, da função das IES e das normas instituídas pelo SINAES para a dimensão da RS, assim como de documentos internos do CEFET/RJ: Relatório Final de Autoavaliação (2013) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (2010). Durante o estudo de caso foi aplicado um questionário fechado, tendo em vista a necessidade de avaliar o grau de utilização e importância das atividades, ações, relações e políticas sociais realizadas no âmbito da UnED Nova Friburgo. Como resultado foi possível diagnosticar o comprometimento da Unidade, no que se refere à dimensão da Responsabilidade Social, assim como identificar as fragilidades e potencialidades da Instituição, tendo em vista o subsídio de possíveis decisões futuras em relação a sua gestão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSINAES-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade Social-
Palavras-chave: dc.subjectAutoavaliação-
Palavras-chave: dc.subjectSINAES-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-Assessment-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleA RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DO SINAES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO-
Título: dc.titleSOCIAL RESPONSIBILITY IN THE PERSPECTIVE OF SINAES: A CASE STUDY IN A FEDERAL EDUCATION INSTITUTION-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.