Uma proposta de ensino investigativo sobre o conceito de movimento acelerado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.contributorPonciano, Beatriz Maria Boechat-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Lindolff Thadeu-
Autor(es): dc.creatorVianna, João Paulo Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23570-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764284-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho estudamos o ensino por investigação e o aplicamos em uma atividade sobre o movimento acelerado. A nossa motivação foi a de criarmos uma proposta, na qual apresentamos a montagem de um carrinho conectado a um sensor arduino e os gráficos que podem ser gerados a partir do seu movimento. Fazemos uma exposição dos conceitos atrelados ao ensino investigativo e a história do movimento a fim de construirmos a nossa sequência didática. Esta, foi baseada na elaboração do que chamamos de “Demonstração Investigativa”, que visa diminuir o distanciamento entre a sala de aula e a prática colocando o aluno como elemento central no processo de ensino-aprendizagem.-
Descrição: dc.descriptionIn this work we study teaching by investigation and apply it in an activity about accelerated motion. Our motivation was to create a proposal, in which we will present the assembly of a cart connected to an Arduino sensor and the graphics that can be generated from its movement. We present the concepts linked to investigative teaching and the history of the movement in order to build our didactic sequence. This was based on the elaboration of what we call “Investigative Demonstration”, which aims to reduce the distance between the classroom and practice, placing the student as a central element in the teaching-learning process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Feral Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento acelerado-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do movimento-
Palavras-chave: dc.subjectDemonstração investigativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento acelerado-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMovement-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of movement-
Palavras-chave: dc.subjectOpen experiment-
Título: dc.titleUma proposta de ensino investigativo sobre o conceito de movimento acelerado-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.