Natureza, educação ambiental e criança: relações entre o brincar e a aprendizagem na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalieri, Lúcia-
Autor(es): dc.contributorCruz Branco, Rafael-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorFernandes, José Artur Barroso-
Autor(es): dc.creatorGavazza, Clara Corrêa de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29849-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764279-
Descrição: dc.descriptionEste estudo buscou entender, de forma qualitativa, como as crianças criam conhecimentos brincando com e na natureza visando também compreender como a educação ambiental pode contribuir para o aumento deste brincar. Para isso, foi realizada uma observação participante no Espaço Cria, espaço educativo localizado no bairro do Cosme Velho no Rio de Janeiro. Com isso, pretende-se entender também o impacto da educação ambiental na comunidade escolar e o possível papel da biologia na área da educação infantil. Além disso, documentos oficiais de orientação pedagógica foram analisados a partir da busca de palavras chaves, como educação ambiental, natureza e brincar, a fim de entender como os temas estão sendo tratados em políticas públicas e quais orientações estão chegando às escolas atingidas por esses documentos.-
Descrição: dc.descriptionThis study aimed to qualitatively understand how children create knowledge by playing with and in nature, also seeking to comprehend how environmental education can contribute to increasing this play. To achieve this, a participant observation was conducted at Espaço Cria, an educational space located in the Cosme Velho neighborhood in Rio de Janeiro. The intention is also to understand the impact of environmental education on the school community and the potential role of biology in early childhood education. Additionally, official pedagogical guidance documents were analyzed through keyword searches, such as environmental education, nature, and play, in order to understand how these topics are addressed in public policies and what guidance is reaching public schools, which are the main recipients of these documents.-
Descrição: dc.description38 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectNatureza-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de criança-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeira-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectNature-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Título: dc.titleNatureza, educação ambiental e criança: relações entre o brincar e a aprendizagem na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.