Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Regina Maria Leite | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:55311539704 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783065U6 | - |
Autor(es): dc.creator | Barletto, Marisa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19069 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764277 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this research is to analyze the process of forming professional educators at the Universidade Federal de Viçosa. Its starting point is the memories of its former-students from the 1980s. Taking into account the context of the small towns, this analysis sought to apprehend the significant elements from the way they reconstruct their choice for this course and the experience of their academic life through the narratives about their careers. At the same time, the contexts presented in their narratives are described taking into account the historical elements referred by them as more important or significant, focusing mainly on the history of the Universidade Federal de Viçosa, its Department of Education, and on its Course of Pedagogy. For this specific task, some relevant data was also collected from the memories of former lecturers of the course. For the development of this work, gender, place, generation, memory and life story were the analytical categories used. The results are maps and analyses accounting the complexity of the relationships between education and gender within a university better known as a space for agricultural matters; not only for the tensions and for negotiations about the limits posed to them in their search for a proper identity, as for the process of cultural onstruction of the Department of Education s History stressing the issues of gender and space in the Course of Pedagogy. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | O objetivo central desta pesquisa é analisar o processo de formação de pedagogas na Universidade Federal de Viçosa a partir da memória de alunas egressas do curso da década de 80. Tal análise visou apreender, no contexto das pequenas cidades, os elementos significativos da reconstrução da escolha do curso e a experiência da vida universitária através de narrativas das suas trajetórias. Por sua vez, procurei delinear os referidos contextos apresentados nas narrativas em seus constituintes históricos indicados como mais significativos, explorando principalmente a história da Universidade Federal de Viçosa, do Departamento de Educação e do Curso de Pedagogia. Para esses últimos, o material utilizado foi produzido pelas narrativas da memória de alguns antigos professores. Utilizei como recurso analítico para o desenvolvimento deste trabalho as noções de gênero, lugar, geração, memória e história de vida. Os resultados foram mapas e análises da complexidade das relações entre educação e gênero na cidade do espaço agrícola, tanto no que se refere aos tensionamentos e negociações das fronteiras na busca de identidades , quanto de alguns processos da construção cultural da história do Departamento de Educação da Universidade de Viçosa, com destaque às questões de gênero e espaço no curso de Pedagogia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Uma experiência de curso de formação de pedagogas : diálogos entre diferentes trajetórias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: