Biblioteca escolar no Brasil: perspectivas, legislação, diretrizes e parâmetros

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marielle Barros de-
Autor(es): dc.creatorCharles, Christian Sayão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24410-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764269-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho analisa a biblioteca escolar destacando suas perspectivas de atuação, definidas como educacional e sociocultural. Avança discutindo o conceito de letramento informacional e sua relação com a prática do profissional em bibliotecas escolares. Aborda os programas nacionais de incentivo à leitura e suas relações com a abordagem sociocultural e destaca a importância da atuação do bibliotecário escolar na formação de sujeitos leitores. Destaca a legislação vigente sobre o tema, com foco na Lei 12.244 de maio de 2010 e o seu estado atual. Discute a importância da institucionalização da biblioteca escolar por leis e programas de Estado que viabilizem e valorizem a mesma. Mostra exemplos nacionais e internacionais de práticas de leitura em bibliotecas escolares ressaltando as dimensões educativa, social e cultural dessas atividades. Analisa e compara as Diretrizes IFLA/UNESCO com os Parâmetros produzidos pelos Grupo de Estudo em Bibliotecas Escolares, da Universidade Federal de Minas Gerais.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to analyse how a school’s library works, highlighting its actuation perspectives, which were defined as educational and sociocultural. Along this paper, it will be discussed the concept of information literacy and its relation to the professional practice in school libraries. It touches on national programs which enhances reading and its relation with the sociocultural view and accentuates the importance of the role of the librarian over a prospect reader. It highlights the legislature in force, focusing on law 12.244 from may 2010 and its current state. It discusses the importance of the institutionalization of the school library through laws and programs from the State which make it possible and value said library. It depicts national and international examples of reading practice in school libraries, emphasizing educational, social and cultural dimensions of these activities. It also analyses and compares IFLA/UNESCO guidelines with the Parameters produced by Study Groups in School Libraries (Grupo de Estudos em Bibliotecas Escolares) of UFMG.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLei 12.244/2010-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de incentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacional-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectSchool librarian-
Palavras-chave: dc.subjectLaw 12.244/2010-
Palavras-chave: dc.subjectPrograms of reading promotion-
Palavras-chave: dc.subjectInformation literacy-
Título: dc.titleBiblioteca escolar no Brasil: perspectivas, legislação, diretrizes e parâmetros-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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