Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPacheco, Margarida dos Santos-
Autor(es): dc.creatorFernandes, Ana Paula Silveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29058-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764265-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho monográfico apresenta um estudo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, está presente no mercado de trabalho, nos meios de produção, em praticamente todas as instituições sociais, e a escola responsável pela formação do cidadão não poderia ficar à margem desse acontecimento. Para tanto, o objetivo é gerar uma reflexão sobre o uso consciente de softwares educacionais como recursos auxiliadores da pratica pedagógica. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico, em que investigou-se, por meio de livros e outros materiais de estudo, o emprego das novas tecnologias na educação. Desenvolveu-se também, a pesquisa-ação, realizada em uma escola pública localizada no município de Santo Antônio de Pádua interior do estado do Rio de Janeiro, onde foi aplicado o software educacional TuxMath em duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Com esses dados foi possível observar uma melhoria significativa na motivação e interesse dos alunos, e consequentemente na aprendizagem de conteúdos de Matemática, trabalhados com o software aplicado. E também que o software pôde atrair a atenção do aluno, proporcionando maior assimilação de conteúdos, tornando o ato de aprender uma atividade mais prazerosa.-
Descrição: dc.descriptionThis monograph presents a study on the use of new technologies as tools in the teaching-learning process. Technology is increasingly present in the daily lives of people, is present in the labor market, the means of production in virtually all social institutions, and the school responsible for training of citizens could not sit on the sidelines of this event. Therefore, the goal is to generate a reflection on the conscious use of educational software as helpers resources of pedagogical practice. For this, we used the bibliographical research method, which was investigated by means of books and other study materials, the use of new technologies in education. It also developed, action research, carried out in a public school located in Santo Antônio de Padua in the state of Rio de Janeiro, where it was applied educational software TuxMath in two divisions of the early years of elementary school. With this data we observed a significant improvement in motivation and interest of students, and consequently in learning mathematics content, worked with the applied software. And the software could attract the attention of the student, providing greater assimilation of content, making the act of learning a more pleasurable activity.-
Descrição: dc.description60 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectsoftwares educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectnovas tecnologias e ensino aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjecteducational software-
Palavras-chave: dc.subjectnew technologies and teaching learning-
Título: dc.titleSoftware educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.