Disputas em torno da formação em educação física: as DCN para o Curso de Graduação em Educação Física (2004-2018)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Zuleide Simas da-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Paulo Antonio Cresciulo de-
Autor(es): dc.contributorPeixoto, Elza Margarida de Mendonça-
Autor(es): dc.contributorNozaki, Hajime Takeuchi-
Autor(es): dc.creatorMachado, Rogério Tauã Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27261-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764245-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo analisar as disputas teórico-epistemológicas e políticas em torno da formação dos trabalhadores de Educação Física, sendo o objeto de estudo as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física (DCNEF) instituída pelo Parecer n.o 58/2004 e o Parecer n.o 584/2018, mediadas pelo Movimento Estudantil de Educação Física (MEEF) e pelo sistema CONFEF/CREFs. Tendo em vista que o nosso objeto está em constante movimento, a investigação teve o corte temporal base entre os anos de 2004 e 2018, anos da promulgação da primeira e da segunda, respectivamente, DCNEF. Ancorados no método materialista histórico dialético, realizamos uma pesquisa de análise documental dos pareceres e resoluções formulados, pelo Conselho Nacional de Educação. Estes documentos, além de constituírem as DCNEF, são uma vasta fonte histórica – por contemplar, em seus textos, todo o processo de formulação das diretrizes. Para mais, o levantamento de documentos do MEEF e do sistema CONFEF/CREFs, propiciaram na captação da luta de classes na Educação Física. A revisão de literatura, colaborou no resgate do movimento histórico da relação entre Educação Física e capital; Educação Física e educação; Educação Física e trabalho. Além de nos permitir compreender a disputa entre dois diferentes projetos de sociedade para a formação do profissional de Educação Física. Constatamos que as DCNEF sofreram uma forte influência da hegemonia dominante e são produtos das contrarreformas do capital. Concluímos, que apesar do momento ser desfavorável a classe trabalhadora, a organização dos subalternos se mostra de extrema importância para derrotar o projeto hegemônico dominante.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe current assignment aimed to analyze the theoretical-epistemological and political disputes around the training of physical education workers using as an object of study the National Curriculum Guidelines of Physical Education (NCGPE) established by the legal report no 58/2004 and legal report no 584/2018 measured by the Student Movement of Physical Education (SMPE) and the CONFEF/CREFs organization. Considering that our object is constantly moving, the study had the temporal cut based on the years between 2004 and 2018 when the first and second NCGPE was released. Based on the dialectical historical materialism method we have conducted documentary analysis research of opinions and resolutions created by the National Council of Education. These documents are not only part of the NCGPE but are also a comprehensive historical source as their texts consider the whole process of the guideline’s creation. Furthermore, the documents research taken from the SMPE and the CONFEF/CREFs system has provided the comprehension of the class struggle in Physical Education. The literature review has contributed to recovering the historical development of the relationship between Physical Education and capital; Physical Education and Education; Physical education and work which allow us to understand the dispute between two different projects of society on the training of physical education professionals. We have found that the NCGPE suffered a strong influence from the dominant hegemony and is a product of the counter-reforms of the capital. We have concluded that even though the moment is adverse to the working class the organization of the subordinates is extremely important to defeat the dominant hegemonic project.-
Descrição: dc.description185 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física (DCNEF)-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento Estudantil de Educação Física-
Palavras-chave: dc.subjectSistema CONFEF/CREFs-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectNational Curriculum Guidelines of Physical Education-
Palavras-chave: dc.subjectStudent Movement of Physical Education-
Palavras-chave: dc.subjectCONFEF/CREFs System-
Título: dc.titleDisputas em torno da formação em educação física: as DCN para o Curso de Graduação em Educação Física (2004-2018)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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