Discutindo a base nacional comum curricular brasileira: uma análise sobre a educação inclusiva no ensino de ciências da natureza

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Diana Negrão-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Fernanda Serpa-
Autor(es): dc.contributorObando, Johana Marcela Concha-
Autor(es): dc.creatorSantos, Thalisia Cunha dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22120-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764244-
Descrição: dc.descriptionA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe diversos desafios no campo da educação, principalmente no que tange a educação especial, isso porque há poucas menções no documento sobre esta modalidade de ensino, levando a pensar que a base criada para todos os alunos, não foi pensada para sujeitos com necessidades educacionais especiais. Quando se trata do ensino de ciências inclusivo, os desafios são ainda maiores, pois a reforma do ensino médio uniu as disciplinas química, física e biologia em um único itinerário formativo, podendo levar a déficits de aprendizagens dos alunos com ou sem necessidades especiais. Visando compreender a nova realidade dos estudantes portadores de necessidades especiais, o presente trabalho pautou-se numa revisão bibliográfica de cunho qualitativo e quantitativo sobre a BNCC, a fim de se obter um aspecto geral do rumo da educação inclusiva no Brasil e as possíveis implicações no ensino de ciências. Esta pesquisa aponta a negligência da BNCC no que diz respeito a modalidade de educação especial, visto que houve a exclusão desta na versão final do documento. Ademais, aponta-se a falta de estudos sobre a interface ciências da natureza, educação especial e BNCC, convocando os profissionais da área na busca de práticas inclusivas. Esse texto permitirá uma compreensão do desenvolvimento das pesquisas sobre a nova BNCC e educação inclusiva no contexto atual-
Descrição: dc.descriptionThe National Common Curricular Base (BNCC) brought several challenges in the field of education, especially with regard to special education, because there are billions in the document on this teaching modality, leading to think that a base created for all students, was not designed for subjects with special educational needs. When it comes to inclusive science education, the challenges are even greater, as the reform of high school brought together as subjects chemistry, physics and biology in a single formative itinerary, which can lead to learning deficits of students with or without special needs. In order to understand the new reality of students with special needs, the present work was based on a qualitative and quantitative bibliographic review on a BNCC, in order to obtain a general aspect of the path of inclusive education in Brazil and the possible ones within science teaching. This research points to the BNCC's negligence about the special education modality, since it was excluded in the final version of the document. In addition, the lack of studies on the interface between natural sciences, special education and BNCC is pointed out, calling on professionals in the area to seek inclusive practices. This text allows an understanding of the development of research on the new BNCC and inclusive education in the current context-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação científica-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectScience education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Título: dc.titleDiscutindo a base nacional comum curricular brasileira: uma análise sobre a educação inclusiva no ensino de ciências da natureza-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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