Diversidade e escola: perspectivas, direito, inclusão/exclusão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantiago, Mylene Cristina-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Nivea-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Marcelo Báfica-
Autor(es): dc.creatorQuirino, Gabriel de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6709-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764243-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca trazer uma pequena análise, reflexão, sobre a questão da discriminação nas instituições de ensino no que confere à questão de gênero e orientação sexual, tal qual busca também, ainda que brevemente uma análise histórica sobre o surgimento dos movimentos LGBTs enquanto movimento social na reivindicação por direitos, visibilidade, representatividade e reconhecimento por parte do Estado em relação às mais diversas formas de exclusão, omissão e preconceito. Analisa as formas pedagógicas de atuação na busca pela igualdade dentro das instituições. Além do uso de referenciais bibliográficos, foram usados recursos fílmicos – séries, filmes e novelas - e, também, foi realizado um trabalho empírico, desenvolvido a partir de análises, observações, discussões acerca do tema, o que contribuiu para uma abordagem mais plural. A partir do entendimento, compreensão e função social que os termos educação e discriminação desempenham é possível compreender que há, sim, no atual cenário educacional, social em grande modo, uma disparidade de valores que são ou deveriam ser ensinados, tal como a forma com os quais são abordados, conforme veremos no desenvolvimento deste trabalho, em que através de dados e da prática empírica poderemos abordar mais a fundo os comportamentos das instituições-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAluno-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação de sexo na educação-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação sexual-
Título: dc.titleDiversidade e escola: perspectivas, direito, inclusão/exclusão-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.