Entre o penumbrismo e a dicção modernista: processos de reelaboração estética na poesia inaugural de Drummond nos anos 20

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmparo, Flávia Vieira da Silva do-
Autor(es): dc.contributorSantos, Matildes Demétrio dos-
Autor(es): dc.contributorPasche, Marcos Estevão Gomes-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Luiz Guilherme Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorSantos, Ana Carolina Botelho dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15327-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764240-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa analisa as ressonâncias penumbristas em Os 25 poemas da triste alegria (1924), de Carlos Drummond de Andrade, livro que reúne poemas iniciais da carreira literária do poeta quando o jovem itabirano se inspirava em autores que encabeçaram a tendência penumbrista, como Ronald de Carvalho, Álvaro Moreyra e Ribeiro Couto. A fim de alcançar esse objetivo, elucidamos as bases da formação do Penumbrismo brasileiro e suas características, assim como analisamos poemas selecionados de Os 25 poemas da triste alegria. Em seguida, discutimos de que forma Drummond materializa, em Alguma poesia (1930), o amadurecimento de uma dicção modernista, também investindo em uma análise de poemas selecionados dessa segunda obra. São analisados textos críticos e periódicos da época a fim de entendermos como Drummond ligou-se aos dois movimentos nessa década de riquíssimo experimentalismo-
Descrição: dc.descriptionThe present research analyzes the echoes of a gloomy tendency in Carlos Drummond de Andrade’s Os 25 poemas da triste alegria (1924), a book that gathers the early poems of the poet’s literary trajectory when Drummond was inspired by writers who led the gloomy tendency, such as Ronald de Carvalho, Álvaro Moreyra and Ribeiro Couto. In order to achieve this objective, we elucidate the bases of the Brazilian gloomy tendency’s formation and its characteristics, as well as we explore selected poems of Os 25 poemas da triste alegria. Then, we discuss how Drummond materializes, in Alguma poesia (1930), a strictly and mature Modernist look, analyzing select poems of this book to prove this proposition. We also analyze texts withdrawn from journals and magazines of the 20’s in order to understand how Drummond has connected to both movements in this decade of very rich experimentalism-
Descrição: dc.description143f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPenumbrismo-
Palavras-chave: dc.subjectModernismo-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia-
Palavras-chave: dc.subjectBelle Époque-
Palavras-chave: dc.subjectCarlos Drummond de Andrade-
Palavras-chave: dc.subjectModernismo (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia-
Palavras-chave: dc.subjectAndrade, Carlos Drummond de, 1902-1987-
Palavras-chave: dc.subjectPenumbrism-
Palavras-chave: dc.subjectModernism-
Palavras-chave: dc.subjectPoetry-
Palavras-chave: dc.subjectBelle Époque-
Título: dc.titleEntre o penumbrismo e a dicção modernista: processos de reelaboração estética na poesia inaugural de Drummond nos anos 20-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.