Roteamento de carros terceirizados em uma operadora logística ferroviária: um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRoboredo, Marcos Costa-
Autor(es): dc.contributorPereira, Valdecy-
Autor(es): dc.contributorMello, Maria Helena Campos Soares de-
Autor(es): dc.creatorViana, Alvaro Vinicius Dantas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3723-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764238-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo utiliza uma formulação de programação linear inteira para solucionar o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo, associado a um processo de transporte de funcionários, em especial, maquinistas em uma importante operadora logística brasileira. Neste problema, é fornecida uma escala diária para cada funcionário, indicando os horários, deslocamentos e viagens a serem feitos pelo mesmo. Vários destes deslocamentos são feitos através de carros terceirizados com rotas definidas pela operadora. Neste sentido, é proposto neste trabalho um modelo de Programação Linear Inteira que encontra a rota que deve ser percorrida por cada veículo, respeita os horários das escalas e minimiza a distância total percorrida. O modelo é aplicado em diversas instâncias geradas a partir de dados reais. Para tal, utiliza-se programação em VBA e a interface do UFFLP para resolver o problema modelado-
Descrição: dc.descriptionThe present study uses an integer linear programming formulation to solve the vehicles routing problem with time windows associated to a transportation process of employees, especially train conductors, of a major Brazilian logistics operator. In this problem, a daily schedule is provided for each employee, indicating the presentation, work and journeys times to be made by them. A great part of this transportation is made through outsourced cars with routes defined by the operator. In this context, this work proposes a model of Integer Linear Programming that finds the route that must be covered by each vehicle, respects the schedules and minimizes the total distance traveled. The model is applied across multiple instances generated from actual data. To do this, we use VBA programming and the UFFLP interface to solve the modeling problem-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa operacional-
Palavras-chave: dc.subjectRoteamento de veículos-
Palavras-chave: dc.subjectJanela de tempo-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa operacional (Engenharia)-
Palavras-chave: dc.subjectLogística-
Palavras-chave: dc.subjectProgramação inteira-
Palavras-chave: dc.subjectProblema de roteamento de veículo-
Palavras-chave: dc.subjectOperations research-
Palavras-chave: dc.subjectVehicle routing problem-
Palavras-chave: dc.subjectTime windows-
Palavras-chave: dc.subjectLogistics-
Título: dc.titleRoteamento de carros terceirizados em uma operadora logística ferroviária: um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.