Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Gouveia, Fábio Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Madeira, Lucianne Fragel | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Luiz Felipe Santoro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4808 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764219 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho surgiu por acreditar no elo entre os novos instrumentos tecnológicos e a divulgação científica e na sua contribuição para a melhora no acesso aos centros e museus de ciência, a fim de que a população enriqueça seus conhecimentos através do incentivo à educação não formal. Dessa forma, o objetivo geral em questão foi o desenvolvimento de um aplicativo móvel totalmente gratuito para smartphones e tablets, o Cata Ciência, que tem como finalidade principal a busca pela localização de centros e museus de ciência do Estado do Rio de Janeiro. No trabalho, foram levantadas as principais condições da divulgação científica para a população em geral, a importância dos centros e museus de ciência, a forma como os recursos midiáticos interveem nesse processo de popularização e a apresentação de um método para avaliação da usabilidade nas ferramentas que auxiliam nos recursos tecnológicos. Além de apresentar os resultados e as etapas de todo o trabalho realizado passando pelos processos de investigação, produção do aplicativo, teste de usabilidade e divulgação. O retorno positivo dos usuários, número de acessos e divulgação nos meios de comunicação indicam que o Cata Ciência é uma ferramenta que tem sido reconhecida no sentido de facilitar a busca por informações e o acesso a esses espaços científicos de forma rápida e ágil | - |
Descrição: dc.description | The current paper came from believing in the link between the new technological tools and science communication and its contribution to improve access to centers and science museums, in order to people enrich their knowledge by encouraging non-formal education. Thus, the overall goal in question was the development of a totally free mobile application for smartphones and tablets: Cata Ciência, which main purpose is search for scientific centers and museums located at Rio de Janeiro. On this paper, has been taken into consideration conditions of science communication for the general population, the importance of centers and science museums, the way media helps in the process of popularization and presentation of a method for evaluating the tools attendance in technological resources usability, and presents the results and steps of all work done during the research process, application production, usability testing and disclosure. Through positive feedback from users and media and the quality of work, it has been recognized as a great educational resource and the access numbers shows an increase in the interest, suggesting the app is meeting its goals. Thereby, it was noticed that Cata Ciência is a relevant tool to ease the search for information and access to scientific areas quickly and expeditiously | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo móvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cata Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centros e museus de ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo móvel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile application | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collecting science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centers and science museums | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de aplicativo gratuito de busca para a divulgação de centros e museus de ciência do Estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: