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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Farinaccio, Pascoal | - |
Autor(es): dc.contributor | Dealtry, Giovanna Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Amparo, Flávia Vieira da Silva do | - |
Autor(es): dc.creator | Reginato, Eduardo da Silva Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3746 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764218 | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação consiste em uma abordagem comparatista entre o escritor Machado de Assis e o cineasta José Mojica Marins. A pesquisa verifica analogias entre os romances Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro e os filmes À meia-noite levarei a sua alma e Esta noite encarnarei no teu cadáver. Nesse trajeto, examinam-se as obras dos autores a partir do contexto patriarcal e de simbologias e referências religiosas. O estudo enfoca as personagens Brás Cubas, Dom Casmurro e Zé do Caixão, homens que buscam firmarem-se na condição masculina patriarcal, mas tornam-se deslocados quando seus intentos fracassam mediante ao esfacelamento de um sistema social que se torna cada vez mais obsoleto. O objetivo é apresentar similitudes entre o escritor oitocentista e o cineasta contemporâneo, pois a complexa caracterização psicológica de suas personagens se inter-relacionam com as vivências pessoais dos autores tornando-se determinantes na construção das obras analisadas. Portanto, verifica-se nas obras machadianas a estrutura social brasileira do século XIX composta de conceitos machistas e segregacionistas e os primeiros indícios da desestruturação do sistema patriarcal; dentro desse corpus se analisam, também, o rompimento de estatutos e simbologias religiosas pertinentes ao patriarcalismo vigente no período e mudanças sociais de comportamento, tais como a emancipação feminina. Assim, partindo desse estudo dos livros de Machado desenvolvem-se comparativos com os filmes de Mojica, que possuem uma ambientação e caracterização semelhantes ao cenário oitocentista brasileiro. Com essa pesquisa, pretende-se salientar a importância da obra cinematográfica de José Mojica Marins – tão complexa quanto à obra machadiana – e reafirmar a significativa contribuição de Machado de Assis à Literatura universal | - |
Descrição: dc.description | This dissertation consists of a comparative approach between the writer Machado de Assis and the filmmaker José Mojica Marins. The research finds similarities between the novels Memórias Póstumas de Brás Cubas and Dom Casmurro, at one side, and À meia-noite levarei a sua alma and Esta noite encarnarei no teu cadáver, at the other. In this way, we examine the works of these authors from a patriarchal context and also symbols and religious references. The study focuses on the characters Brás Cubas, Dom Casmurro and Coffin Joe, men who seek to enforce them selves as male patriarcal entities, but eventually become displaced when their attempts fail within a meltdown of a social system that becomes increasingly obsolete. The goal is to present similarities between the nineteenth-century writer and the contemporary filmmaker, because the complex psychological enbodyments of their characters interrelate with the authors personal experiences, becoming decisive in the construction of the analysed works in question. Therefore, there is in Machado’s work traces of the Brazilian social structure of the nineteenth century composed mainly of sexist and segregationist concepts and the first signs of disintegration within the patriarchal system; inside this corpus it is analysed also the disruption of laws and religious symbols linked to the prevailing patriarchy of the period and social behavioral changes, such as female emancipation. Thus, starting from this study of Machado’s books, a comparison with Mojica's films is developed, which have a similar ambiance and characterization of the Brazilian nineteenth-century period. With this research, we intend to emphasize the importance of José Mojica Marins cinematographic work - as complex as Machado's work - and to reaffirm the significant contribution of Machado de Assis to universal literature | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machado de Assis | - |
Palavras-chave: dc.subject | José Mojica Marins | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise comparativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assis, Machado de; 1839-1908; crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marins, José Mojica, 1936-; Details | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Título: dc.title | O bruxo e o demônio: uma análise comparativa entre as personagens Dom Casmurro, Brás Cubas e Zé do Caixão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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