Monitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBossy, Marcia Jurkiewicz-
Autor(es): dc.contributorMattos, Renato de-
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.creatorJunqueira, Tainara Terra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24500-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764201-
Descrição: dc.descriptionConsiderando o contexto de pandemia do COVID-19 em que vivemos nos anos de 2020 e 2021, as aulas presenciais precisaram ser repensadas para que não houvesse uma paralização total do ensino público e privado. Muitas foram as dificuldades encontradas para adaptar o ensino presencial à modalidade remota, pois contrariamente ao ensino a distância, as práticas pedagógicas da academia não foram elaboradas para funcionar a distância, e sim de forma presencial. Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada na disciplina Ética e Informação, da Universidade Federal Fluminense, durante o primeiro período de 2020, iniciado no mês de setembro, destacando a importância da monitoria neste processo e quais foram as estratégias adotadas, que estratégias foram bem sucedidas, o que podemos fazer para melhorar o aproveitamento. Buscamos também oferecer orientações e sugestões para os próximos professores e monitores que possam vir a enfrentar o mesmo dilema. Pudemos nos apoiar em nossa experiencia própria, consignada em um diário de bordo, em informações coletadas através de questionários aplicados aos alunos da nossa disciplina em relação à situação socioeconômica e possíveis dificultadores para o decorrer das aulas (aplicado no início do semestre) e sobre experiência com a monitoria e do ensino remoto como um todo (aplicado no final do semestre). Além disso, a partir de entrevistas remotas, abordamos as experiências de outros professores do departamento que também puderam contar com a ajuda de monitores durante esse período atípico, destacando a importância da monitoria no ensino remoto.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the COVID-19 pandemic context on which we have been living in the years 2020 and 2021, presential classes had to be reconsidered in order to avoid a complete interruption of public and private education. There were many difficulties encountered in adapting face-to-face teaching to the remote modality, because unlike distance learning, the academy's pedagogical practices were not designed to work at a distance, but in person. This work aims to report the experience during the subject of “Ethics and Information”, at Universidade Federal Fluminense, in the first term of 2020, beginning in September, through a logbook, highlighting the importance of monitory in this process and its adopted strategies, what worked out, and what could be improved, seeking to provide directions to the coming professors and assistants who may come to face the same dilemma. Moreover, it approaches briefly the experiences of other departments’ professors who could rely on their assistants’ help through this atypical period, highlighting the importance of monitory on online teaching. Finally, it presents the results obtained through questionnaires applied to the students of our subject concerning their socioeconomic situation and possible hindering factors to the course of the classes (applied in the beginning of the semester) and their experience with monitoring and remote teaching as a whole (applied in the end of the semester). In addition, from remote interviews, we approached the experiences of other professors in the department who were also able to count on the help of monitors during this atypical period, highlighting the importance of monitoring in remote education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoria remota-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoria na graduação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto na pandemia-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoria-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectRemote monitoring-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoring in the graduation course-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching during the pandemic-
Título: dc.titleMonitoria em tempos de pandemia: os desafios do ensino remoto na disciplina Ética e Informação na Universidade Federal Fluminense - UFF-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.