Os sinos que badalam, mas não se tocam: o silêncio da palavra e a estética tardia na obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector

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Autor(es): dc.contributorAmparo, Flávia Vieira da Silva do-
Autor(es): dc.contributorDias, Ana Crelia Penha-
Autor(es): dc.contributorSantos, Matildes Demétrio dos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rogério Motta da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25564-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764190-
Descrição: dc.descriptionA proposta deste trabalho, num primeiro momento, acompanha alguns movimentos históricos que produziram a noção de indivíduo, destacando vários esquemas sociais que ganharam forma e força e se constituíram como modelos hegemônicos. Contudo, o estudo cartográfico das dinâmicas da História revela a fragilidade de manter o conceito de indivíduo estável e insuscetível a mudanças. Essa instabilidade, por conseguinte, afeta o modo de viver, colocando o homem na confluência de conflitos existenciais. A vida, então, passa a ter contornos dramáticos, específicos de cada época. E são justamente os dramas e as vicissitudes que a escritora Clarice Lispector captura, com singular lucidez, transformando-os em material literário. Admitindo a hipótese de que não há imparcialidade nem neutralidade do autor durante o ato de criação, é possível presumir que vida e obra são indissociáveis. E se são inseparáveis, muito do autor como seus gestos, afetos e expressões se sobrepõem à obra. Partindo dessa premissa, a presente pesquisa, num segundo momento, abre-se a novos agenciamentos trazendo para o campo de análise como a agonística da morte reverbera nas obras derradeiras de Clarice Lispector, mais especificamente A hora da estrela de 1977. Nesse contexto, as linhas cartográficas que se formam, colocam em cena o crítico literário e cultural Edward W. Said (2009) o qual retoma o conceito de estilo tardio de Theodor W. Adorno (1937, 1964) e examina a relação da tríade: decadência do corpo, morte e processo de criação. Segundo Said, há personalidades, dos mais diversos domínios artísticos e literários, que ao pressentirem a chegada da morte, exprimem suas produções derradeiras relativamente desalinhadas do contexto cultural da sua época, estabelecendo uma relação caótica com a própria obra, radicalizando, inclusive, o ato criativo. Desse modo, presume-se que o processo de criação literária de Clarice Lispector da década de 70, sobretudo da obra A hora da estrela, enseja uma profícua discussão sobre a finitude e a ficcionalização da vida rompendo, principalmente, com determinados padrões estéticos, inaugurando uma nova linguagem e um novo fazer literário.-
Descrição: dc.descriptionLa proposition de ce travail, dans un premier temps, suit quelques mouvements historiques qui ont produit la notion d'individu, mettant en évidence plusieurs schémas sociaux qui ont gagné forme et force et se sont constitués en modèles hégémoniques. Cependant, l'étude cartographique des dynamiques de l'Histoire révèle la fragilité de maintenir le concept d'individu stable et insensible au changement. Cette instabilité affecte donc le mode de vie, en plaçant l'homme au confluent de conflits existentiels. La vie passe alors des contours dramatiques, propres à chaque époque. Et ce sont précisément les drames et les vicissitudes que l'écrivain Clarice Lispector capte, avec une lucidité singulière, les transformant en matière littéraire. En admettant l'hypothèse qu'il n'y a ni impartialité ni neutralité de l'auteur pendant l'acte de création, il est possible de supposer que la vie et l'œuvre sont indissociables. Et s'ils sont indissociables, une grande partie de l'auteur comme ses gestes, affections et expressions se superposent à l'œuvre. En partant de cette prémisse la présente recherche dans un second temps, s'ouvre à de nouveaux compositions apportant au champ d'analyse, par exemple, comme l'agonistique de la mort se répercute dans les dernières œuvres de Clarice Lispector, plus précisément L’heure de l'étoile dans l’anné 1977. Dans ce contexte, les lignes cartographiques qui se forment mettent en scène le critique littéraire et culturel Edward W. Said (2009), qui reprend le concept de style tardif de Theodor W. Adorno (1937, 1964) et interroge la relation de la triade : décomposition du corps, mort et processus de création. Selon Said il existe des personnalités, issues des domaines artistiques et littéraires les plus divers, qui en sentant l'arrivée de la mort, expriment leurs productions finales relativement désalignées avec le contexte culturel de leur temps, établissant un rapport chaotique avec l'œuvre elle-même, radicalisant l'acte créatif. Ainsi, on suppose que le processus de création littéraire de Clarice Lispector dans les années 70 en particulier l'œuvre L’heure de l'étoile, offre une discussion fructueuse sur la finitude et la fictionnalisation de la vie, rompant, principalement, avec certains modèles esthétiques, inaugurant une nouvelle langue et une nouvelle action littéraire.-
Descrição: dc.description113 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectClarice Lispector-
Palavras-chave: dc.subjectEstilo tardio-
Palavras-chave: dc.subjectMorte-
Palavras-chave: dc.subjectMetaficção.-
Palavras-chave: dc.subjectRomance-
Palavras-chave: dc.subjectLispector, Clarice, 1925-1977-
Palavras-chave: dc.subjectMorte-
Palavras-chave: dc.subjectClarice Lispector-
Palavras-chave: dc.subjectStyle tardif-
Palavras-chave: dc.subjectMort-
Palavras-chave: dc.subjectMétafiction-
Título: dc.titleOs sinos que badalam, mas não se tocam: o silêncio da palavra e a estética tardia na obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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