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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Borges, Márcia Narcizo | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Chacon, Eluzir Pedrazzi | - |
Autor(es): dc.contributor | Cortes, Carlos Eduardo da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Lemos, Jéssica Felix de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11590 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764183 | - |
Descrição: dc.description | Durante a adolescência, a estética tem um papel significativo e os cabelos são ponto chave desse momento, pois também carregam toda uma simbologia de cunho histórico, político e social. Atrelado a isso, mediante ao crescente movimento de valorização da cultura negra, entende-se que é necessário trazer este tipo de assunto para sala de aula. Apoiado na teoria de Paulo Freire, no uso de temas geradores e da abordagem CTS, é que este trabalho foi desenvolvido acreditando na importância de uma educação emancipatória e crítica, a partir da utilização de um tema próximo da realidade dos alunos, e que envolve os aspectos sociais da ciência e tecnologia. O tema sociocientífico em torno dos cabelos crespos direcionou uma proposta didática para uma série de duas aulas de Química para uma turma de 3ª série do ensino médio de uma escola pública. Com base no tema, no desenvolvimento tecnológico e nos conceitos químicos relacionados, debateu-se sobre padrões estéticos e pré-conceitos relacionados aos diferentes tipos de cabelo. Além disto, fez-se uma revisão de conteúdos químicos e introduziu-se o conteúdo de polímeros, previsto pelo currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro. Através da aplicação do projeto, percebeu-se que com o tema “cabelos” foi possível aumentar a participação dos alunos na aula, discutir sobre experiências já vividas e proporcionar momentos de reflexão sobre as relações étnico-raciais. Dessa forma, a partir das observações feitas, a aproximação entre o conteúdo de química com o cotidiano foi além da motivação e contextualização, pois implicou em ajudar a desenvolver uma postura mais crítica dos estudantes em relação às implicações que a química a tecnologia tem com a sociedade de consumo | - |
Descrição: dc.description | During adolescence, appearance plays a significant role and the hair is the key point of this moment, as they also carry a whole of a historical, political and social symbology. Tied to this, through the growing movement of black culture appreciation, it is convenient to bring this type of subject to the classroom. Based on Paulo Freire's theory, of the use of generative themes and the STS approach, this work was developed believing in the importance of emancipatory and critical education, based on the use of a theme close to students' reality, involving the social aspects of science and technology. The socio-scientific theme about curly hair guided a didactic proposal for a series of two chemistry classes for a 3rd grade class of a public high school. Based on the topic, in the technological development and related chemical concepts, was discussed aesthetic patterns and preconceptions related to different hair types. Also, reviewed previously lectured chemical content and introduce the subject of polymers required by the currículo mínimo do estado do Rio de Janeiro. Through the project application, it was noticed that with the theme "hairs" it was possible to increase the participation of the students in the class, to discuss about experiences already lived and to provide moments of reflection about ethnic-racial relations. Through the observations made, the approximation between the content of chemistry and the daily life was beyond the motivation and contextualization, because it implied in helping to develop a critical posture of the students related to the implications that chemistry and technology has with the consumer society | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polímeros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cabelos | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação étnica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cabelo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biopolímero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Polymers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnic-racial relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hair | - |
Palavras-chave: dc.subject | STS | - |
Título: dc.title | A química nos cabelos: uma relação entre ciência e sociedade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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