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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Márcia Marques de | - |
Autor(es): dc.contributor | Jacobson, Ludmilla da Silva Viana | - |
Autor(es): dc.contributor | Morais, David Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Cerqueira, Graziele dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:08:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:08:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14989 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764180 | - |
Descrição: dc.description | Há aproximadamente treze anos políticas de ações afirmativas têm sido implementadas no Brasil numa tentativa de minimizar danos que foram causados a grupos que em algum momento, seja ele no presente ou no passado, foram discriminados pela exclusão socioeconômica. Este estudo tem por objetivo comparar o desempenho dos concluintes beneficiados por ações afirmativas com o dos demais concluintes dos cursos de Medicina e Direito. Traça-se um perfil dos concluintes a partir dos dados mais recentes do Enade disponíveis, para o curso de direito, Enade 2012 e para o curso de medicina, Enade 2013. Utilizando os microdados estimou-se modelos de regressão linear para cada um dos cursos. Os resultados sugerem que tais políticas foram bem-sucedidas enquanto a maior representação desses grupos nas universidades. Para o curso de Direito IES pública e curso de Medicina IES privada, não houve uma diferença significativa no desempenho entre os alunos beneficiários das ações afirmativas e não beneficiários. Para o curso de Direito IES privada o desempenho dos beneficiários é superior dos demais alunos, enquanto que no curso de Medicina IES pública o desempenho dos beneficiários é inferior ao dos demais alunos | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho acadêmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade de oportunidades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos de regressão linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de Ação Afirmativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regressão linear múltipla | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade social | - |
Título: dc.title | Os efeitos da ação afirmativa sobre o desempenho acadêmico dos concluintes dos cursos de Medicina e Direito | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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