A percepção da vivência de ser motorista de ônibus no contexto da mobilidade urbana: um estudo em Merleau-Ponty

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rose Mary Costa Rosa Andrade-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Silvia Teresa Carvalho de-
Autor(es): dc.contributorSauthier, Marta-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Ana Clementina Vieira de-
Autor(es): dc.contributorPereira, Eliane Ramos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6304495296744847-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1669330469408012-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5195161047657328-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5088894307129020-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8449682331785941-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2445438914840345-
Autor(es): dc.creatorAlcantara, Vanessa Carine Gil de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14582-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PACCS.2020.d.01541362047-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764179-
Descrição: dc.descriptionA mobilidade urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas no perímetro urbano dos municípios. O trabalho do motorista é pouco valorizado, fazendo este profissional invisível diante da sociedade. Este estudo teve como objeto a vivência de ser motorista de ônibus no contexto da mobilidade urbana, e a tese defendida foi que, a partir da percepção de sua vivência na mobilidade urbana, seria possível superar a invisibilidade social, firmando um compromisso de uma direção mais consciente e prevenir acidentes. Como objetivo geral, pretendeu-se compreender a percepção da vivência de ser motorista de ônibus no contexto da mobilidade urbana, a partir do referencial merleau-pontyano. Como objetivos específicos, almejou-se descrever a percepção da vivência de ser motorista de ônibus, discutir a percepção da vivência de ser motorista de ônibus no contexto da mobilidade urbana a partir do referencial merleau-pontyano e das ciências do cuidado em saúde e propor possibilidades de cunho fenomenológico que buscassem uma nova reformulação à problemática levantada pela tese, a partir da escuta dos motoristas de ônibus. O estudo se caracterizou como descritivo de campo, qualitativo, e o cenário da pesquisa foi uma empresa de transporte coletivo no Leste-fluminense, na cidade de São Gonçalo. Participaram do estudo os motoristas em concordância com o termo de consentimento livre e esclarecido. A coleta de dados ocorreu pela entrevista fenomenológica, norteada por uma questão: Como você vivencia a experiência de ser motorista de ônibus? O tratamento dos dados se deu por unidades de significação, agrupados pelo conteúdo destacado dos relatos dos sujeitos, subsidiado por conceitos do pensamento fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty. Foram encontradas cinco categorias: 1) O motorista de ônibus e os atravessamentos enfrentados no cotidiano; 2) Eu sou pelo outro: o mundo na vivência no ser próprio em relação; 3) A educação balizadora para o trânsito seguro: atividade do motorista permeada pela temporalidade e a subjetividade; 4) A mobilidade urbana: o motorista-próprio em movimento; 5) O cuidado e o contexto dos motoristas de ônibus: uma perspectiva fenomenológica de transcender o mundo percebido. Compreendeu-se que a profissão de motorista de ônibus gera impactos na saúde do condutor, e os comportamentos dos usuários e dos demais motoristas também influencia o psicológico desse trabalhador. A partir das entrevistas fenomenológicas, traduziu-se o conhecimento filosófico para a construção social-
Descrição: dc.descriptionUrban mobility is the condition in which people travel in the urban perimeter of the municipalities. The driver’s work is badly rated, turning this professional into an invisible person to society. This study had as its object the experience of being a bus driver in the context of urban mobility, and the thesis defended was that, based on the perception of his experience in urban mobility, it would be possible to overcome social invisibility, establishing a more conscious direction and preventing accidents. As general objective, it was intended understanding the perception of the experience of being a bus driver in the context of urban mobility, based on Merleau-Ponty’s referential. As specific objectives, it was aimed describing the perception of the experience of being a bus driver, discussing the perception of the experience of being a bus driver in the context of urban mobility based on Merleau-Ponty’s referential and health care sciences and proposing possibilities of a phenomenological nature that sought a new reformulation of the problem raised by the thesis, based on listening to bus drivers. The study was characterized as a descriptive field, qualitative, and the research scenario was a public transportation company in the East of Rio de Janeiro, in the city of São Gonçalo. The drivers participated in accordance with the informed consent form. Data collection occurred through the phenomenological interview, guided by a question: How do you experience being a bus driver? The treatment of the data took place by units of meaning, grouped by the highlighted content of the subjects’ reports, subsidized by concepts from the phenomenological thought of Maurice Merleau-Ponty. Five categories were found: 1) The bus driver and the crossings faced in daily life; 2) I am for the other: the world experiencing its own being in relation; 3) Guiding education for safe traffic: driver activity permeated by temporality and subjectivity; 4) Urban mobility: the self-driver in motion; 5) The care and context of bus drivers: a phenomenological perspective of transcending the perceived world. It was understood that the profession of bus driver generates impacts on the health of the driver, and the behavior of users and other drivers also influences the psychological of this worker. From the phenomenological interviews, philosophical knowledge was translated into social construction-
Descrição: dc.description242 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFenômeno-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectMotorista-
Palavras-chave: dc.subjectPhenomenon-
Palavras-chave: dc.subjectPerception-
Palavras-chave: dc.subjectMobility-
Palavras-chave: dc.subjectDriver-
Título: dc.titleA percepção da vivência de ser motorista de ônibus no contexto da mobilidade urbana: um estudo em Merleau-Ponty-
Título: dc.titleThe perception of the experience of being a bus driver in the context of urban mobility: a study in Merleau-Ponty-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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