Lições de Botânica: um ensaio para as aulas de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColinvaux, Dominique-
Autor(es): dc.contributorCPF:44444444444-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4781815J3-
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorFiorin, José Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:45455900922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727631Z6-
Autor(es): dc.contributorPinto Neto, Pedro da Cunha-
Autor(es): dc.contributorCPF:09098967022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768589A0-
Autor(es): dc.contributorMartins, Isabel-
Autor(es): dc.contributorCPF:78789064322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768886E0-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Lucia Escovedo-
Autor(es): dc.contributorCPF:38774011715-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1-
Autor(es): dc.creatorSalomão, Simone Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:08:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:08:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764178-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to investigate and understand the approaches between science and literature, and between scientific language and literary language, their relations with teaching and learning in science, and the possible activator role of the literary text in the learning of scientific subjects in the basic education. For such a way, it uses the play Lição de Botânica, from Machado de Assis, as a conductor line of the research, from which it generates questions to the theoretical discussion, and pathways to the empirical research. Such research, implemented with classes of 6a series of fundamental teaching in a public school in Macaé RJ, consists of the presentation of the play to the pupils, discussion with them about the play, written activities, and construction of a herbary. The written activities, carried through before and after the presentation of the play, include questionnaires of open questions and tasks that request from the pupils reflection and analysis about the play and, in particular, about aspects related with the botany and its language and, still, about the own scientific activity. Among the mobilized theoretical references, the considerations of the Circle of Bakhtin on language are distinguished, over all the notions of exotopy and heteroglossia. The developed reflections are traced through two axes - Science and Literature, and Language and Learning - involving aspects related to different languages, to history of biology and botany, and to the production of language and meanings by the pupils, inserted in their dynamic of learning.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho procura investigar e compreender as aproximações entre ciência e literatura e entre linguagem científica e linguagem literária, suas relações com o ensino e a aprendizagem em ciências e o possível papel potencializador do texto literário na aprendizagem de conteúdos científicos no Ensino Fundamental. Para tanto, utiliza como fio condutor da pesquisa a peça Lição de Botânica, de Machado de Assis, a partir da qual são geradas questões para a discussão teórica e caminhos para a pesquisa empírica. Tal pesquisa, implementada com turmas de 6a série de uma escola pública de Macaé RJ, constitui-se da apresentação de uma montagem da peça aos alunos, discussão junto a eles sobre a peça, atividades escritas e montagem de um herbário. As atividades escritas, realizadas antes e após a apresentação da peça, incluíram questionários de perguntas abertas e exercícios que solicitaram dos alunos reflexão e análise sobre a peça e, em particular, sobre aspectos relacionados com a botânica e sua linguagem e, ainda, sobre a própria atividade científica. Entre as referências teóricas mobilizadas, destacam-se as considerações do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, sobretudo as noções de exotopia e plurilingüismo. As reflexões desenvolvidas são traçadas através de dois eixos Ciência e Literatura e Linguagem e Aprendizagem envolvendo aspectos relativos às diferentes linguagens, à história da biologia e da botânica e à produção de linguagem e de significados pelos alunos, inserida em sua dinâmica de aprendizagem.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem Científica-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem Literária-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectMacaé (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleLições de Botânica: um ensaio para as aulas de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.