Um Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge Nassim Vieira-
Autor(es): dc.contributorAdrião, Theresa Maria de Freitas-
Autor(es): dc.contributorAlcântara, Alzira Batalha-
Autor(es): dc.contributorChaves, Iduina Edite Montalverne Braun-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flavia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorMocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre-
Autor(es): dc.creatorMorgan, Karine Vichiett-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764153-
Descrição: dc.descriptionA fronteira entre as esferas público e privada no Brasil tem, nas últimas décadas se tornado cada vez mais sutil. Diversas formas de privatização do público foram apontadas em pesquisas anteriores, indicando a inserção, cada vez mais agressiva, da lógica privatista no interior da coisa pública. Esta pesquisa tem como objeto de análise principal a ação de uma organização da sociedade civil, em atividade desde o início da década de 1990 e com atuação consistente, de forma direta ou indireta, na educação pública brasileira. A Fundação Itaú Social foi analisada por meio da metodologia de Análise de Redes Sociais, a partir da qual foi possível descortinar suas relações com outras organizações da sociedade civil e com o poder público, sob a justificativa da responsabilidade social empresarial, evidenciando a grande abrangência de sua atuação. Os resultados da pesquisa apontaram que a Fundação age apoiada em três sustentáculos principais: o primeiro foi categorizado nesta tese como ‘formação’, a partir da qual alcança professores, gestores escolares e de redes de ensino e intelectuais; o segundo foi categorizado enquanto ‘produção de conhecimento’, a partir da qual justifica a necessidade de aplicação em escala de suas tecnologias e o terceiro, o ‘financiamento’, a partir do qual induz a aplicação de seu modus operandi na educação pública. Foram elaborados os grafos das parcerias que realizou no ano de 2018, tendo sido analisado, por vezes, outros anos de acordo com a necessidade que a pesquisa demonstrou ao longo de sua execução. O referencial teórico Gramsciano levou a identificar a Fundação Itaú Social como um poderoso Aparelho Privado de Hegemonia que, junto a outros de alcances e potências diferenciadas, formam uma complexa rede social composta por uma fração da burguesia brasileira, que influencia e age sobre a educação pública em várias frentes, em especial, nas políticas, nas práticas e no consenso-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe boundary between the public and private spheres in Brazil have, in recent decades, become more and more subtle. Various forms of privatization of the public have been pointed out in previous research, indicating the insertion, increasingly aggressive, of the privatist logic within the public sector. This research has as main object of analysis the action of a civil society organization, active since the beginning of the 1990s and with consistent performance, directly or indirectly, in Brazilian public education. Fundação Itaú Social was analyzed using the Social Network Analysis methodology, from which it was possible to unveil its relations with other civil society organizations and with the public power, under the justification of corporate social responsibility, showing the wide scope of your performance. The results of the research showed that the Foundation acts based on three main pillars: the first was categorized in this thesis as ‘training’, from which it reaches teachers, school managers and teaching and intellectual networks; the second was categorized as ‘knowledge production’, from which it justifies the need for the scale application of its technologies, and the third, ‘financing’, from which it induces the application of its modus operandi in public education. The graphs of the partnerships that took place in 2018 were drawn up, and other years were sometimes analyzed according to the need that the research demonstrated throughout its execution. The Gramscian theoretical framework led to the identification of the Fundação Itaú Social as a powerful private apparatus of hegemony that, together with others of different scope and powers, form a complex social network composed of a fraction of the Brazilian bourgeoisie, which influences and acts on public education on several fronts, especially in policies, practices and consensus-
Descrição: dc.description217 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectRelação público-privado-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social da empresa-
Palavras-chave: dc.subjectTerceiro setor-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policy-
Palavras-chave: dc.subjectPublic-private relationship-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate social responsibility-
Título: dc.titleUm Itaú de vantagens feito pra você? A ação da Fundação Itaú Social na educação pública brasileira-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.