A biblioteca e a formação do pequeno leitor

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBossy, Marcia Jurkiewicz-
Autor(es): dc.creatorSilva, Daniela Teresa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24426-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764147-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo apresentar a importância da biblioteca escolar na formação de pequenos leitores e a função do bibliotecário neste ambiente. O referencial teórico está embasado na função social do bibliotecário e no papel do livro como fonte de conhecimento, para além da importância de mediador atividade de formação, considerando-se a interdisciplinaridade. Inicia-se apresentando o contexto da leitura, formação do leitor e finalmente o pequeno leitor. Apresenta a realidade brasileira na leitura e nos espaços dedicados a esta, bem como atividades de incentivo, incluindo o papel da família na formação do pequeno leitor. Apresenta biblioteca escolar Flor de Papel que promove atividades voltadas para o público infantil, permitindo que a criança tenha uma relação com o livro e o construa assim o hábito da leitura, além de adquirir a fluência na leitura. Utilizando a experiência da biblioteca Flor de Papel, são apresentados nas considerações finais os benefícios desta experiência e o que se espera do futuro da leitura e do pequeno leitor.-
Descrição: dc.descriptionThis paper claims to present the importance of a scholar library forming infants readers and the librarian role in this environment. The theoretical framework is based on the social role of the librarian and the role of book as a knowledge source. In addition, the importance of the mediator and teacher in these activities considering the multidisciplinary issue. In the beginning is presented an overview of the context of reading, forming readers and finally forming infant readers. Presents also the Brazilian reality about reading and the places provided to it as well motivation activities including the role of the family forming the infant reader. The scholar library Flor de Papel is presented as a benchmark where there are specific activities for infants, allowing children to have a relation with books and build the reading habit, as well the acquisition of reading fluency. Using the experience of the scholar library Flor de Papel, the benefits of these activities are presented in final considerations and also what is the expectations for the future of reading and infants readers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de leitores-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPapel do bibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectLeitor-
Palavras-chave: dc.subjectForming readers-
Palavras-chave: dc.subjectInfant literature-
Palavras-chave: dc.subjectLibrarian role-
Palavras-chave: dc.subjectScholar library-
Título: dc.titleA biblioteca e a formação do pequeno leitor-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.