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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Senna, Mônica de Castro Maia | - |
Autor(es): dc.contributor | Faceira, Lobélia da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Pedini, Sérgio | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Daniela Gomes Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7641 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764129 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo analisa a política pública de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o ensino superior no interior dessas instituições. Para examinar a política, este estudo buscou priorizar a dimensão político-institucional, além de considerar os cenários, político e social, no qual a política foi implantada, no sentido de compreender suas finalidades e o papel que tem ocupado no cenário educacional brasileiro. Para isso, foram analisados os elementos legais e as produções referentes aos contextos sociais, históricos e ideológicos incorporados. A pesquisa desenvolvida é de natureza quanti-qualitativa uma vez que conta com levantamento dos números disponibilizados pelos censos da educação superior nas décadas de 1990 e 2000 e com as concepções e a percepções dos atores sociais envolvidos nesse processo. Esta pesquisa enfatiza as fases de formulação e implantação da política de criação dos Institutos e como se encontra o processo de conformação do ensino superior no interior dessas instituições. A dissertação foi estruturada em dois capítulos sendo o primeiro, a construção da trajetória histórica do ensino superior no país e o levantamento das políticas públicas implementadas para este nível de ensino nas décadas de 1990 e 2000. No segundo capítulo, a partir das percepções dos atores institucionais e políticos, efetivamos a análise da política de criação dos IFs e do ensino superior nessas instituições. Nas considerações finais foram recuperados os eixos de análise e as variáveis escolhidas para o presente estudo, estabelecendo uma articulação com os dados pesquisados e sinalizando os aspectos positivos, as fragilidades e os questionamentos a serem respondidos em pesquisas futuras. | - |
Descrição: dc.description | The present study analyzes the creation public policy from the Federal Institutes (FIs) of Education, Science and Technology and the higher education within these institutions. To examine the policy, this study sought to prioritize the political and institutional dimension, besides considering the political and social scenarios in which the policy was implemented, in order to understand their purpose and the role it has occupied in the brazilian educational scenario. For this, we analyzed the legal elements and productions related to the social, historical and ideological contexts incorporated into the work. The research has both quantitative and qualitative elements, since it counts on a survey of the numbers provided by the census of higher education in the 1990s and 2000s and the views and perceptions of social actors involved in this process. This research emphasizes the stages of formulation and implementation of creation policy of institutes and how is the forming process of the higher education within these institutions. The dissertation is structured in two chapters with the first, the construction of the historical trajectory of higher education in the country and an examination of the implemented public policies on this level of education in the 1990s and 2000. In the second chapter, from the perceptions of institutional and political actors, we conducted an analysis of the creation policy of FIs and higher education in these institutions. In the final remarks, axes of analysis and the variables chosen for this study were recovered, establishing an articulation with the researched data and signaling the positives aspects, the weaknesses and the questions to be answered in future researches. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implementação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atores sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implementation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social actors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Federal Institute | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | A política de criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a conformação do ensino superior nessas instituições | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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