Nas margens da modernidade: música e percursos de memória em Teresina (anos 1980)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins , Ismênia de Lima-
Autor(es): dc.contributorAlmeida , Juniele Rabêlo de-
Autor(es): dc.contributorQuadrat, Samantha Viz-
Autor(es): dc.contributorCôrte, Andréa Telo da-
Autor(es): dc.contributorCastelo Branco, Edwar de Alencar-
Autor(es): dc.creatorCosta, Fernando Muratori-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28251-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764127-
Descrição: dc.descriptionA presente tese se dedica a analisar os percursos de memória trazidos nas narrativas referentes à música autoral independente de Teresina/PI nos anos 1980. Busca-se uma reflexão sobre a relação de Teresina com os diferentes espaços – local, nacional e global – e sua condição à margem no processo histórico, como periferia dentro da periferia no fluxo de sentidos, bens econômicos e culturais e serviços na modernidade global. As discussões sobre as memórias da geração de músicos independentes, trilhadas no tempo presente, foram realizadas a partir das entrevistas de história oral com músicos, radialistas e produtores musicais que atuavam em Teresina na década de 1980. Tais narrativas foram cotejadas com a análise de matérias da imprensa local e de gravações musicais dos artistas estudados. A análise foi construída de forma a dialogar com elementos do debate público – presentes nos jornais (opiniões, críticas, divulgações e coberturas) e nas produções de sentido dos músicos (expressas em seus LPs). As memórias orais perfazem múltiplos aspectos da cidade vivenciada pelos próprios músicos na referida década. Considerando que a memória é uma construção narrativa do passado a partir de valores, conceitos e vivências do presente, o intuito foi discutir as representações das vivências e sentimentos de passado construídos pelos sujeitos históricos - subjetividades atuais analisadas enquanto uma identidade social fluida e dinâmica. Ao mesmo tempo, percorre-se aqui uma narrativa em que esses sujeitos apresentam seus contextos de vivências e eles próprios como imersos em uma relação de intenso diálogo entre tradição e modernidade – e entre local, nacional e global – observando uma pluralidade de sentimentos e representações onde se encontram em primeiro plano tanto belos passados – evidenciados como tempos de potência e de grandes realizações apesar do suposto “atraso” da cidade – quanto ressentimentos que envolvem os desafios enfrentados em relação à conquista por suas atividades e vivências musicais de espaços condizentes com seus anseios. Ambas as manifestações da memória – belo passado e ressentimento – não são categorias estanques de análise, sendo que na maior parte do tempo as representações erguidas pelos entrevistados são mesclas dos dois tipos de sentimentos, com variações na predominância de cada um dependendo do momento e da vivência narrados. Foi possível, na pesquisa documental, perscrutar as memórias à margem da modernidade por meio do diálogo entre tradição e modernidade, global e local.-
Descrição: dc.descriptionThe present thesis is dedicated to analyze the paths of memory brought by the narratives that refers to independent authorial music of Teresina/PI in the 1980’s. A reflection is sought about the relationship of Teresina with its different spaces – local, national and global – and its at the margin condition in the historical process, as periphery within the periphery in the flux of meanings, economic and cultural goods in the global modernity. The discussions about the independent musicians generation’s memory, trod at the present time, were performed based on the oral history interviews with musicians, radio broadcasters and music producers who acted in Teresina in the decade of 1980. Those narratives were compared to the analysis of the local press’s news and articles and of the studied artists’ music records. The analysis was built to dialogue with public debate elements – present in the newspapers (opinion, critics, disclosure and coverage) and in the musicians’ meaning production (expressed in their LPs). The oral memories make up multiple aspects of the city experienced by the musicians themselves in the referred decade. Considering that memory is a narrative construction of the past based on values, concepts and life experiences, the intent was to discuss the representations of the life experiences and feelings of the past built by the historical subjects – current subjectivities analyzed as a fluid and dynamic social identity. At the same time, a narrative is trod in which those subjects show their contexts of life experiences and themselves as being immersed in a relationship of intense dialogue between tradition and modernity – and between local, national and global – observing a plurality of feelings and representations in where can be found both their stunning pasts – evidenced as times of potency and great achievements despite the alleged “delay” in the city’s development – and their resentments that involve the challenges faced in the pursuit of the conquers performed by their activities and life musical experiences of space which would be consistent to their wishes. Neither of the manifestations of memory – stunning past and resentment – are rigid analysis categories, meaning that most of the time the representations raised by the interviewees are mixes of both kinds of feelings, with variations in each one’s predominance, depending on the moment and the life experience narrated. It was possible, in the documental research, to peer the at the margin of the modernity memories by means of the dialogue between tradition and modernity, global and local.-
Descrição: dc.description375 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica popular-
Palavras-chave: dc.subjectTradição-
Palavras-chave: dc.subjectModernidade-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectTeresina (PI)-
Título: dc.titleNas margens da modernidade: música e percursos de memória em Teresina (anos 1980)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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