Educação Física e Saúde: Uma análise sobre a abordagem do tema "saúde" nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Educação Física de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Claudia March Frota de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Elizandra Garcia da-
Autor(es): dc.creatorReis, Raphael Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27002-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764122-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho propõe um estudo sobre a formação dos professores de Educação Física, especificamente no que diz respeito às abordagens em saúde. Assim, nos utiliza-se de fundamentos teórico-metodológicos que sustentam os conceitos de saúde e de Educação Física, e que permitem materializar essas concepções no contexto histórico-social. Esses conteúdos permitem entender uma questão pertinente sobre a Educação Física, que é a presença do tema saúde nos currículos dos cursos de formação de professores. Essa relação histórica é construída a partir de interesses, segundo a forma de organização da sociedade, que é representada por um projeto hegemônico capitalista e dividida em classes. Os interesses hegemônicos, ou seja, da classe burguesa, são impostos à classe trabalhadora, visando a manutenção de seus poderes e privilégios. Assim, a Educação física e a saúde são identificadas a partir desse cenário, e suas diversas abordagens representam planos de sociedade antagônicos, e, portanto, o seu reconhecimento se torna necessário. Objetivou-se analisar os Projetos Pedagógicos de cursos de Educação Física de quatro (04) Universidades públicas do Rio de Janeiro, em busca de identificar os conceitos de saúde presente em cada um, entendendo a importância de lutar pela ampliação dos conceitos do tema e a superação do modelo biomédica, biologicista e positivista, onde a própria profissão sofre com a não adequação com o campo do trabalho em saúde. O resultado desta pesquisa corrobora com outros estudos referentes às Universidades e de outros Estados, indicando que os cursos de EF oferecem uma formação que se utiliza de conceitos de saúde com características biologicistas, curativas e biomédicas (ALMEIDA, 2018; ANJOS; DUARTE, 2009; COLLIER; SOUZA, 2015; OLIVEIRA; GOMES, 2020; SANTIAGO; PEDROSA; FERRAZ, 2012).-
Descrição: dc.descriptionThis paper proposes a study on the training of Physical Education teachers, specifically with regard to health approaches. Thus, we use theoreticalmethodological foundations that support the concepts of health and Physical Education, and that allow materializing these concepts in the historical-social context. These contents allow us to understand a pertinent question about Physical Education, which is the presence of the health theme in the curricula of teacher training courses. This historical relationship is built from interests, according to the form of organization of society, which is represented by a hegemonic capitalist project and divided into classes. The hegemonic interests, in other words, of the bourgeois class, are imposed on the working class, aiming at the maintenance of their powers and privileges. Thus, physical education and health are identified from this scenario, and their diverse approaches represent antagonistic society plans, and therefore, their recognition becomes necessary. The objective was to analyze the Pedagogical Projects of Physical Education courses of four (04) Public universities in Rio de Janeiro, seeking to identify the health concepts present in each one, understanding the importance of fighting for the expansion of the concepts of the theme and overcoming the biomedical, biologicist and positivist model, where the profession itself suffers from non-adequacy with the field of health work. The result of this research corroborates with other studies referring to Universities and other States, indicating that PE courses offer training that uses health concepts with biological, curative and biomedical characteristics (ALMEIDA, 2018; ANJOS; DUARTE, 2009; COLLIER; SOUZA, 2015; OLIVEIRA; GOMES, 2020; SANTIAGO; PEDROSA; FERRAZ, 2012).-
Descrição: dc.description133 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde pública-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde pública-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectPublic health-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Título: dc.titleEducação Física e Saúde: Uma análise sobre a abordagem do tema "saúde" nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Educação Física de Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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