Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goldenzweig, Román | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Leidiane Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26550 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764105 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo busca refletir sobre as relações que são estabelecidas em contextos escolares e/ou familiares, procurando compreender as diferentes interações e o modo em que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo. Analisando o processo de ensino e aprendizagem como integrado, em que a relação educador/a e educando/a é fator estruturante. Buscando investigar como acontece essa interligação entre afetividade/emoção e aprendizagem/ cognição, ao pensar em uma aprendizagem não apenas conteudista, mas que possibilite, dentre outras estratégias, mediante as narrativas, experiências e vivências, trazer o processo de descoberta à cena, compreendendo e levando em conta as singularidades e identidades de cada sujeito presente nas interlocuções, tendo a afetividade como integrante no processo educativo. Uma aprendizagem-com-práticas-afetivas que perpassam as relações e se relacionam ao processo de aprendizagem, estabelecendo sentidos, interações e diálogos, com intervenções pedagógicas que possibilitem proporcionar a construção conjunta, transformar e construir dentro e fora da sala de aula. Como metodologia, fez-se um levantamento bibliográfico e construiu-se uma narrativa autobiográfica. Complementarmente, foram realizadas entrevistas e questionários com profissionais da educação e discentes, e um estudo de campo em uma escola municipal, com o objetivo de levantar e refletir sobre as relações estabelecidas no processo educativo e a participação da afetividade nesse processo. Assim, entende-se que a sociabilidade das afetividades participam do processo educativo, ao compreender as interações e os diálogos/não diálogos estabelecidos pelos diferentes sujeitos e seu desenvolvimento junto ao meio e seus pares, em que os vínculos de afeto ou/e desafetos perpassam o processo de ensino-aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | El presente estudio busca reflexionar sobre las relaciones que se establecen en los contextos escolar y/o familiar, buscando comprender las diferentes interacciones y la forma en que la sociabilidad de la afectividad participa en el proceso educativo. Analizar el proceso de enseñanza y aprendizaje como un proceso integrado, en el que la relación educador-alumno es un factor estructurante. Buscando indagar cómo se da esta interconexión entre afectividad/emoción y aprendizaje/cognición, al pensar en un aprendizaje que no sea solo contenido, sino que posibilite, entre otras estrategias, a través de narrativas, vivencias y vivencias, acercar el proceso de descubrimiento. a la escena, comprendiendo y teniendo en cuenta las singularidades e identidades de cada sujeto presente en las interlocuciones, teniendo la afectividad como parte integral del proceso educativo. Un aprendizaje-con-prácticas-afectivas que permean las relaciones y se relacionen con el proceso de aprendizaje, estableciendo significados, interacciones y diálogos, con intervenciones pedagógicas que permitan propiciar la construcción conjunta, transformar y construir dentro y fuera del aula. Como metodología se realizó una encuesta y se construyó una narración autobiográfica. Además, se realizaron entrevistas y cuestionarios a profesionales de la educación y estudiantes, y se realizó un estudio de campo en una escuela municipal, con el objetivo de plantear y reflexionar sobre las relaciones que se establecen en el proceso educativo y la participación de la afectividad en este proceso. Así, se entiende que la sociabilidad de la afectividad participa en el proceso educativo, al comprender las interacciones y los diálogos/no diálogos que establecen los distintos sujetos y su desarrollo con el entorno y sus pares, en los que se mantienen los vínculos afectivos y/o la desafección permean el proceso de enseñanza-aprendizaje. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza-aprendizaje | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afecto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proceso educativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interacción Social | - |
Título: dc.title | Entre relações afetivas: as sociabilidades do processo educativo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: