Educação do Infantil do campo: diálogo entre escola e comunidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorXavier, Gelta Terezinha Ramos-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.creatorLima, Cosmo dos Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30888-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764102-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo trazer para o debate a Educação Infantil do campo na atualidade, visto que, na história da educação no Brasil, o contexto educacional do campo se faz bem atual. Mesmo com as lutas e enfrentamentos durante décadas, a educação do campo foi deixada fora nos debates educacionais, bem como a Educação Infantil em zonas rurais. Em relação a essa etapa, o descaso é maior, principalmente quando a concepção construída nas escolas é de uma criança da cidade, negando as outras formas de ser criança. Pensar a creche/pré-escola do campo é construir uma Educação Infantil do campo voltada para os sujeitos que frequentam aquele espaço e, para isso, é preciso um diálogo com a comunidade. Somente a partir do diálogo entre escola e comunidade é que se constrói um ideal de educação para os sujeitos que ocupam aquele espaço, porque cada lugar tem sua especificidade e particularidade e, em relação ao campo, não é diferente.-
Descrição: dc.descriptionThe present work have objective is to bring up to the debate the Early Childhood Education in the Countryside in the present time, since in the history of education in Brazil, the field education is very current. Even with the struggles and confrontations for decades, it was not given much importance. If Rural Education was left out of educational debates, imagine early childhood education in rural areas. In relation to this stage, the neglect is greater, especially when the conception built in schools is of a child from the city, denying other ways of being a child. To think about daycare/preschool in the countryside is to build a kindergarten education in the countryside aimed at the subjects who attend that space and for that it is necessary to have a dialogue with the community. Only starting from the dialogue between school and community can an ideal of education be built for the subjects who occupy that space, because each place has its specificity and particularity and, in relation to the countryside, it is no different.-
Descrição: dc.description43 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectComunidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectZona rural-
Palavras-chave: dc.subjectField Education-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Título: dc.titleEducação do Infantil do campo: diálogo entre escola e comunidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.