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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tavares, Julio Cesar de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:76543090222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4962721038934943 | - |
Autor(es): dc.creator | Eramo, Fabiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764081 | - |
Descrição: dc.description | This work explores the performance of Afro-brazilian dance, especially of Orixá dance within this profane context, underlining at the same time the sacred trait of the performance as well as its origins in the sacred world of the Afro-brazilian religion of Candomblé. Within the performance, I analyze the body as producer of meaning, communication tool, and memory and identity guardian. This thesis presents how the interactional games, gestures, movements and other dance body symbols within a performance, thanks to a sensorial intelligence and to a body knowledge, produce and transmit histories and meaning that are part of a rich afro-brazilian cultural patrimony. Methodologically speaking, the research was based on an auto-ethnography as a dancer of Afro-brazilian dance, supported by sociological, anthropological communication and performance theories, and I especially focused on interactionist and phenomenological views to analyze the research object. The goal of this work is to show the importance of the body and of the sensorial intelligence in the meaning production and communication within the Afro-brazilian dance performance, valorizing this as a complex art, rich in history and beauty, capable of teaching, remembering and transmitting a special knowledge which is part of the Afro-brazilian culture, and which needs to be recognized and appreciated | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho explora a performance da dança Afro, especialmente da dança de Orixás neste contexto profano, evidenciando ao mesmo tempo o caráter sagrado da performance e as origens dessa dança no mundo sagrado da religião afro-brasileira do Candomblé. Dentro da performance analisa-se o corpo como produtor de significados, meio de comunicação, locus de memória e de identidade. Esta dissertação apresenta como os jogos interacionais na performance, os gestos, movimentos e outros símbolos corporais da dança são, graças a uma inteligência sensorial e um conhecimento corporal, produtores e transmissores de histórias e significados que fazem parte do rico legado cultural afrobrasileiro. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se na auto-etnografia conduzida como dançarina de dança Afro e apoiada por teorias antropológicas, sociológicas, teorias da performance e da comunicação, utilizando uma abordagem interacionista e fenomenológica para analisar o objeto da pesquisa. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do corpo e da inteligência sensorial na produção e comunicação de significados dentro da performance da dança Afro, valorizando essa como uma arte complexa, rica de história e de beleza, capaz de ensinar, resgatar e transmitir um saber que faz parte da cultura afro-brasileira e que precisa ser reconhecido e apreciado | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Antropologia | - |
Publicador: dc.publisher | Antropologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orixá | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem corporal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
Palavras-chave: dc.subject | aspecto religioso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança africana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orisha, Body Language, Dance | - |
Palavras-chave: dc.subject | religious aspect | - |
Palavras-chave: dc.subject | African Dance | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | - |
Título: dc.title | Infinita beleza: o sétimo sentido: a linguagem do corpo e a inteligência dos sentidos na performance da dança afro | - |
Título: dc.title | Infinite Beauty: The seventh sense: the body language and intelligence of the senses in performance dance african | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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