Livros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Marcelo Costa-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Roberto Meigikos dos-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabiana Monteiro de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorBernardo, Thamires Alves Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27896-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764077-
Descrição: dc.descriptionÉ inquestionável, depois de vivenciar uma pandemia nefasta que se alastrou pelo mundo (a Covid-19), a importância do papel da ciência na sociedade e da preservação do meio ambiente. Para que o ensino aprendizagem das ciências, em especial da física, acompanhe as demandas sociais e deixe de ser essencialmente matemático-operacional, descontextualizado da vivência dos alunos e das práticas dos cientistas, é necessário que as práticas educacionais de diferentes áreas se conectem e estejam presentes em todos os espaços educacionais possíveis. Este trabalho traz a proposta de integrar física com literatura, seguindo uma ótica CTSA. Para isto, foi elaborado um livro na forma de conto e um marca página, trazendo referências de um trabalho científico já realizado pela autora. O material tem em mente servir como um meio de divulgador científico nos espaços formais (sala de aula), trazendo uma visão viva e dinâmica para o ensino. E também visa ser capaz de propagar aprendizado nos espaços não formais e informais de aprendizado, onde o resultado esperado a alcançar nesses espaços é o despertar de novas ideias, instigar o pensamento crítico, entender como os conceitos da física estão relacionados com a sociedade e os avanços tecnológicos, proporcionar um letramento científico de forma que os trabalhos de dentro da universidade possam ser acessados de forma mais social. E por fim, aproximar a física da literatura, evidenciando a sua construção social e histórica que foi desenvolvida através da soma de teorias e práticas culturais.-
Descrição: dc.descriptionIt is unquestionable, after experiencing a harmful pandemic that has spread throughout the world (covid-19), the importance of the role of science in society and the preservation of the environment. So the teaching learning of sciences, especially physics, follows the social demands and no long be to be essentially operational mathematical, decontextualized from the experience of students and the practices of scientists, it is necessary that educational practices from different areas connect and be present in all possible educational spaces. This work brings the proposal of integrating physics with literature, following a CTSA perspective for this, a book was prepared in the form of a short story and a page tag, bringing references of a scientific work already carried out by the author. The material has in mind serve as a means of scientific disseminator in formal spaces (classroom), bringing a living and dynamic vision to teaching. And it also aims to be able to propagate learning in no formal and formal learning spaces, where the expected result to achieve in these spaces is the awakening of new ideas, instigating critical thinking, understand how the concepts of physics are related to society and technological advances, provide a scientific literacy so that the works from within the university can be accessed in a more social way. And finally, to bring physics closer to literature, evidencing its social and historical construction that was developed through the sum of cultural theories and practices.-
Descrição: dc.description68 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica e literatura-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços formais, não formais e informais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino multidisciplinar-
Palavras-chave: dc.subjectFísica e meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectFísica e Literatura-
Palavras-chave: dc.subjectEspaços formais, não formais e informais-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica e meio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics and literature-
Palavras-chave: dc.subjectFormal, non-formal and formal spaces-
Palavras-chave: dc.subjectMultidisciplinary teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics and environment-
Título: dc.titleLivros literários nos espaços formais, não formais e informais de ensino aprendizado de Física, uma abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.