O ensino das lutas na educação física escolar: o que nos diz a produção científica?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorDutra, Sérgio Ricardo Aboud-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Nelson Teixeira de-
Autor(es): dc.creatorPinto, Luiz Cláudio Guedes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9665-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764076-
Descrição: dc.descriptionAs lutas como conteúdo dentro das aulas de educação física escolar tem um papel importante para a formação de seus alunos, tendo diversos fatores que favorecem a sua utilização. Dentro desses fatores estão: desconstrução da luta como modalidade que promove a violência, construção de valores, o desenvolvimento das capacidades motoras, o aprendizado histórico e prático da modalidade, entre outros. Neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), procuro através de revisão bibliográfica, dentro das revistas cientificas de grande circulação no âmbito acadêmico em comparação com a Revista Nova Escola, que é uma revista por assinatura, mas que possui documentos que podem ser acessados gratuitamente após o cadastro, indicadores de como utilizar as lutas nas aulas de educação física, assim também como os indicadores das dificuldades da não utilização das lutas nas aulas de educação física e através desta pesquisa tentar entender o porquê nas aulas de educação física escolar as lutas quase não são utilizadas. A formação do professor pode ser um dos motivos da não utilização das lutas, a falta de espaço físico, a falta de criatividade, a falta de materiais, o professor pode não se sentir seguro ao transmitir este conhecimento, entre outros. O presente trabalho busca relacionar as lutas no contexto da educação física escolar, trazendo reflexões acerca da problemática que as lutas enfrentam dentro da escola, procura também mostrar alguns relatos de experiência do intercâmbio de dupla titulação, feito na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), pela Universidade de Coimbra (UC), Portugal-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLutas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores-
Palavras-chave: dc.subjectArte marcial-
Palavras-chave: dc.subjectLuta (Esporte)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO ensino das lutas na educação física escolar: o que nos diz a produção científica?-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.