Análise de uma intervenção didática baseada em estudo de caso e atividade experimental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Rafael Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorCosta, Cauê Torres de Oliveira Guedes-
Autor(es): dc.contributorSalles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Gabriel Moreno de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30624-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764070-
Descrição: dc.descriptionDentre as principais demandas de formação que as escolas devem assumir atualmente, destacam-se o preparo dos estudantes para a tomada de decisão, bem como o desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores. A principal ferramenta de elaboração e preparo para mudança de sociedade encontra-se na escola que está defasada em relação as novas necessidades impostas pela sociedade já que a própria ainda tenta compreender essa fase de mudanças rápidas. Nesse novo mundo, habilidades como a tomada decisão e raciocínio tomam frente à memorização de informações. Por isso, nesse projeto propõem-se uma dinâmica alternativa à metodologia tradicional expositiva que é a mais abordada em ambientes educacionais no Brasil. A dinâmica proposta é a metodologia investigativa de estudo de caso. Esse projeto busca avaliar se a metodologia proposta é capaz de desenvolver habilidades tais como a tomada de decisão, elaboração de hipóteses e correlação de fatos. Para tal, propôs-se um estudo de caso que abordou como o tema central o uso de combustíveis e automóveis na aplicação de uma prática laboratorial. Sendo assim, foi planejada uma sequência didática de aproximadamente uma hora e meia para aplicação da metodologia proposta com duas turmas de terceiro ano em uma escola pública de Niterói. Foram analisados o desenvolvimento de Habilidades cognitivas de alta ordem e o nível de engajamento por parte dos alunos. A análise foi realizada por meio de questionário no Google Forms e diário de bordo. Os resultados obtidos apontaram a satisfação dos estudantes com essa metodologia de ensino e seu maior engajamento durante as aulas. O projeto teve um caráter exploratório e pontual, por isso, tornou-se difícil o desenvolvimento pleno das habilidades pretendidas, já que essas necessitam de maior tempo, complexidade de tarefas e repetição para alcançarem seu apogeu. O limite de tempo para realização das atividades e conhecimento prévios dos alunos também foram fatores limitantes. Apesar disso, o projeto aponta um caminho que deve ser traçado para a evolução de atividades deste gênero.-
Descrição: dc.descriptionAmong the main training demands that school must assume today, the highlights are the preparation of students for decision-making, as well as the development of superior cognitive skills. The basis for a change in society are found in the school education system, which is out of date with the new needs imposed on society, since society itself is still trying to understand this phase of rapid change. In this new world, skills such as decision-making and reasoning take precedence over memorizing information. Therefore, this project proposes an alternative dynamic to the traditional expository methodology, which is the most discussed in educational environments in Brazil. This proposed dynamic is the case study investigative methodology. So the project seeks to assess whether the proposed methodology is capable of efficiently developing skills such as decision making, hypotheses elaboration and fact correlation. To this end, a case study was proposed that addressed the central theme of the use of fuels and cars in the application of a laboratory practice. Therefore, a didactical sequence of approximately one and a half hours was planned for application with two classes of thirty students in a public school in Niterói, analyzing the development of high-order cognitive skills and the level of engagement on the part of the students. The analysis was performed using a questionnaire on Google Forms and a logbook. The results obtained showed the students satisfaction with this teaching methodology and a great engagement during classes. The project had an exploratory and punctual character, therefore, it became difficult to fully develop the intended skills, because these experiences needs more time, complex tasks and repetition to reaching their peak. The time limit for carrying out the activities and the student’s prior knowledge were also limiting factors. Despite this, the project points out a path that must be traced for the evolution of activities of this kind.-
Descrição: dc.description68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCognição-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de caso-
Título: dc.titleAnálise de uma intervenção didática baseada em estudo de caso e atividade experimental-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.