Formação crítica em jogo: percepções de alunos sobre desigualdades

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorValentim, Igor Vinicius Lima-
Autor(es): dc.contributorSepulveda, Denize-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcos Marques de-
Autor(es): dc.contributorAguilar Junior, Carlos Augusto-
Autor(es): dc.creatorCerqueira, Poliane Gaspar de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15856-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764068-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho de mestrado buscou investigar as percepções de alunos de uma escola da rede federal de ensino sobre desigualdades sociais e econômicas, a partir da perspectiva Crítica de Pierre Bourdieu e Paulo Freire. Os sujeitos são alunos dos anos finais do Ensino Fundamental 2, do COLUNI/UFF. A escolha do tema para a pesquisa de mestrado surgiu das experiências pessoais, enquanto professora da educação básica de escola pública. Entendendo a realidade brasileira como um terreno marcado pela desigualdade, surgiu o anseio de compreender como os alunos da Escola pública estudada percebem as desigualdades, já que a instituição possui, em seu corpo discente, uma grande diversidade social e econômica e, ainda, de que forma as desigualdades repercutem no ambiente escolar. O estudo consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa que utiliza a triangulação dos seguintes dados: 1- Observação e anotações etnográficas; 2- Grupos Focais/ Debates; 3- Entrevistas individuais. Os resultados apontados pela coleta de dados indicam que os alunos percebem a desigualdade na escola e na sociedade de muitas maneiras: desigualdade racial, econômica, religiosa, de gênero, por orientação sexual. Os sujeitos demonstraram certo conhecimento sobre as desigualdades sociais e econômicas e seus efeitos na sociedade, demonstrando uma consciência crítica sobre o assunto. Constatamos a presença do estímulo ao pensamento e formação crítica na escola, embora ainda haja a percepção de que esses espaços precisam ser ampliados e estratégias precisam ser pensadas para maior envolvimento, alcance e participação do corpo discente-
Descrição: dc.descriptionThe present thesis aimed to investigate the perceptions of students of a federal Brazilian school concerning social-economic inequalities, based on the Critic perspective of Pierre Bourdieu and Paulo Freire. The subjects are students of Middle School(Elementary II) in COLUNI/UFF. The choice of the thesis theme arose from personal experiences as a public elementary school teacher. Conceiving the Brazilian reality as aland marked by inequality, there was the yearning to understand the way students in body presents great social-economic diversity, and the way inequalities affect the school environment. The present study consists of a qualitative research that uses triangulation of the following data: 1- Observation and ethnographic notes, 2- Focus Groups/ Debates, 3- Personal interviews. The results pointed out by data collection indicate that the students perceive inequalities at school and in the society in many ways: racial, economic, religious, gender, and sexual orientation types of inequalities. The subjects showed significant knowledge regarding social-economic inequalities and their effects on society, demonstrating critical awareness on the topic. We noticed the presence of encouragement to critical thinking and critical formation in the school, although there still is the perception that such environments need to be expanded and strategies need to be thought to greater engagement, reach, and participation of the student body-
Descrição: dc.description140 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDesigualdades-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPercepções-
Palavras-chave: dc.subjectInequalities-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPerceptions-
Título: dc.titleFormação crítica em jogo: percepções de alunos sobre desigualdades-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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