Aprendizagem e cooperação em setores de licitações em universidade pública: um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Emmanuel Paiva de-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791508Z3-
Autor(es): dc.contributorNóbrega, Antônio Cláudio Lucas da-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782455E2-
Autor(es): dc.contributorFandino, Sergio Baltar-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1041566641097099-
Autor(es): dc.creatorSouza, Selma Rocha de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20567-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764062-
Descrição: dc.descriptionSectors hiring or bids are commonly considered places where the routines developed are complex, full of details and legal aspects, leading to many people to avoid these places at times when they need to decide where to work. This study analyzes the learning considered a social phenomenon that happens in the daily practices of a public institution. By choosing two sectors of contracting and bidding, it sought to identify and evaluate mechanisms of learning and knowledge conversion, which aim to leverage external knowledge and make them to be absorbed internally, transforming into skills. Basing on the theoretical framework of organizational learning and knowledge management has been verified how fifteen employees, including servers and outsourced, who work exclusively in these sectors, acquire the knowledge necessary for the operation and conduct of bidding processes. The research method adopted was the case study, taking as the unit of analysis the Universidade Federal Fluminense. Regarding the typology, it is a predominantly qualitative research approach since it proposes know and understand an organizational phenomenon in a proper context, collecting data in the environment where such a phenomenon occurs. The research was supported by literature search, document, field, direct and participatory observation and data triangulation by comparing the results with other studies. The results indicated a limited presence of learning mechanisms and conversion of knowledge in the sectors studied, highlighting weaknesses in the training process of the group. The results also indicated that the process of learning more common in sectors is the learning by doing. At the end it s stressed the growing importance of communities of practice and the benefits of adopting this technique of knowledge sharing by the university.-
Descrição: dc.descriptionSetores de contratações ou licitações são comumente considerados lugares onde as rotinas desenvolvidas são complexas, repletas de pormenores e de aspectos legais fazendo com que muitas pessoas evitem escolher esses locais nos momentos em que precisam decidir aonde trabalhar. Este estudo analisa a aprendizagem considerada um fenômeno social que acontece nas práticas diárias de uma instituição pública. Através da escolha de dois setores de contratações e licitações, buscou-se identificar e avaliar mecanismos de aprendizagem e de conversão do conhecimento, que objetivam alavancar conhecimentos externos e fazer com que sejam absorvidos internamente, transformando-se em capacidades. Fundamentando-se no quadro teórico da aprendizagem organizacional e da gestão do conhecimento foi verificado como quinze funcionários, dentre servidores e terceirizados, que atuam exclusivamente nestes setores, adquirem os conhecimentos necessários à operacionalização e condução de certames licitatórios. O método de investigação adotado foi o estudo de caso, tendo como unidade de análise a Universidade Federal Fluminense. Quanto à tipologia, trata-se de uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa visto que propõe conhecer e entender um fenômeno organizacional em um contexto próprio, coletando dados no ambiente onde tal fenômeno ocorre. A pesquisa foi suportada por pesquisa bibliográfica, documental, de campo, observação direta e participativa e triangulação de dados pela comparação dos resultados obtidos com outros estudos. Os resultados indicaram uma limitada presença de mecanismos de aprendizagem e de conversão de conhecimentos nos setores estudados, evidenciando fragilidades no processo de capacitação do grupo. Os resultados também indicaram que o processo de aprendizagem mais comum nos setores é o aprendizado pela prática. Ao final ressalta-se a crescente importância das comunidades de prática e os benefícios da adoção dessa técnica de compartilhamento de conhecimentos pela universidade-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLicitação pública-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de prática-
Palavras-chave: dc.subjectPublic bidding-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectOrganizational learning-
Palavras-chave: dc.subjectCommunities of practice-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAprendizagem e cooperação em setores de licitações em universidade pública: um estudo de caso-
Título: dc.titleLearning and cooperation in sectors of biddings in public university: a case study-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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