Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Eloiza Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andrea Lúcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Franco, Ludmilla Veiga Faria | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Larissa Riscado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764061 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como eixo central a discussão sobre as políticas públicas brasileiras a respeito da educação inclusiva, e as práticas escolares e da formação dos professores atuantes nessa área. Em um primeiro momento, foram apresentadas as Políticas Nacionais Brasileiras da Educação Especial, através da análise de documentos importantes para os projetos de inclusão. O Projeto Político Pedagógico do ISEPAM-FAETEC, escola escolhida para esse estudo, demonstra a existência de projetos de inclusão da mesma, mas existem disparidades entre o documento e a realidade cotidiana da instituição, especialmente com a sala de recursos da mesma. A última parte do estudo mostra resultados de questionários aplicados aos professores que trabalham com alunos com necessidades especiais, com o intuito de mapear suas competências e representações a respeito da inclusão de alunos especiais na escola regular. Foi possível perceber que ainda existem professores que não tiveram acesso a conhecimentos sobre a educação especial ao longo de sua formação acadêmica | - |
Descrição: dc.description | This study has as central axis the discussion about the Brazilian public policies regarding inclusive education and the school practices and the training of the teachers in this area. Initially, the Brazilian National Policies of Special Education were presented, through the analysis of important documents for inclusion projects. The ISEPAM-FAETEC Educational Political Project, the school chosen for this study, demonstrates the existence of inclusion projects, but there are disparities between the document and the daily reality of the institution, especially as its resourceroom. The last part of the study shows results of questionnaires applied to teachers working with students with special needs, in order to map their competencies and representations regarding the inclusion of special students in the regular school. It was possible to notice that there are still teachers who did not have access to knowledge about special education throughout their academic training | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Título: dc.title | A escola e a educação especial: entre a legislação e o chão da sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: