O jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorFarias, Eliel Eleuterio-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Silvânia Alves de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2168254055090913-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3743563498830737-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9004306405087462-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4207417342090177-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8148904322500734-
Autor(es): dc.creatorQuintanilha, Muary Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23249-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.11756725721-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764058-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado propõe um jogo de interpretação de papéis (role-playing game - RPG) para o uso pedagógico na discussão de conceitos de física, abordados no ensino de astronomia, na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental 2. Trata-se de uma aventura que pode ser inserida no Ensino Fundamental 2, para abordar o ensino de tópicos de astronomia, com foco no Sistema Solar. É possível usar o jogo também para outros conteúdos curriculares. A metodologia emprega uma sequência didática dividida em oito aulas, que objetiva mostrar, ensinar e ainda propiciar aos alunos serem sujeitos em um processo de construção dos conceitos nas aulas e a utilização dos mesmos na aventura (jogo), incluindo os aspectos cognitivos, interação entre os alunos. A sequência didática foi fundamentada na Teoria Socioconstrutivista de Vygotsky e foi aplicada em duas turmas de 6° anos do Ensino Fundamental de uma Instituição Municipal de Ensino da Cidade de Volta Redonda, Rio de Janeiro. Nas aulas durante as quais o jogo foi utilizado em sala, foi possível ver com clareza os conhecimentos adquiridos pelos alunos, como eles os interpretam e fazem uso desses conhecimentos face à sua utilização durante o Jogo. Como fruto desta dissertação, foi elaborado um produto didático em conjunto com um roteiro básico para a professora ou professor utilizar o jogo feito e ainda criar a sua própria aventura na forma de jogo para uso no ensino de Ciências no Ensino Fundamental 2.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThis master's dissertation proposes a role-playing game (RPG) for pedagogical use in the discussion of physics concepts, addressed in the teaching of astronomy, in the subject of Science in Elementary School 2. It is about an adventure that can be inserted in Elementary School 2, to address the teaching of astronomy topics, with a focus on the Solar System. It is possible to use the game for other curriculum content as well. The methodology employs a didactic sequence divided into eight classes, which aims to show, teach, and also enable students to be subjects in a process of construction of concepts in classes and their use in adventure (game), including cognitive aspects, and the interaction between them. The didactic sequence was based on Vygotsky's socio-constructivist Theory and was applied in two 6th grade classes of an elementary school at a Municipal Education Institution in the city of Volta Redonda, Rio de Janeiro. In the classes during which the game was used in the classroom, it was possible to clearly see the knowledge acquired by the students, how they interpret and make use of this knowledge given its use during the Game. As a result of this dissertation, a didactic product was prepared together with a basic script for the teacher to use the game made, and even create their own adventure in the form of a game for use in teaching Science in Elementary School 2.-
Descrição: dc.description130 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomia-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectVygotsky-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectRPG (Jogos de fantasia)-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectAstronomy-
Título: dc.titleO jogo de RPG em astronomia no ensino fundamental 2-
Título: dc.titleThe RPG game in astronomy in elementary school 2-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.