Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Linhares, Célia Frazão Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:33901384715 | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Maria Amélia Gomes de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17142 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764057 | - |
Descrição: dc.description | The objective is to investigate the relationships among the young teacher's sexuality and the autonomy that she exercises in the learning process and the school teaching. Following the guidelines of the genealogical investigations of Foucault, as well as the relative references to the memory / narration taught by Benjamin, I undertook a trip to the field not very acquaintance of Eros and of Logos in its relationship with the education, as one from the positions in that emotions, cognitions and images are intertwined, fundamental to the a subjectyoung teacher's construction in its desires and hopes in its educational practice. To understand the mechanisms that forged / they forge the processes of responsible subjectivity for the these young women's educational construction and the way as such devices penetrate in the ambit of the educational work in the public school, trying to watch some of the with the, of the reasons and of the places where discontinuances and ruptures are marked in relation to the discursive and nodiscursive practices, capable of deconstructing a history of lineal formation in that the hybrid ones are left to margin of the society, the challenge of this thesis is constituted. The analysis of the narrations facilitated me to identify the sexuality as well as the formation and the educational exercise, of the which that doesn't separate, as territories of disputes and political replies, that they have been white constant of strategies of reduction of the desires, of control of the minds and of the students' bodies and teachers. | - |
Descrição: dc.description | Objetiva investigar as relações entre a sexualidade da jovem professora e a autonomia que ela exerce no processo de aprendizagem e o ensino escolar. Seguindo as diretrizes das investigações genealogicas foucaultianas, bem como os referenciais relativos à memória/narração ensinados por Benjamin, empreendi uma viagem ao campo pouco conhecido do Eros e do Logos em sua relação com a educação, como um dos lugares em que se entrelaçam emoções, cognições e imagens, fundamentais à construção de um sujeito - jovem professora em seus desejos e esperanças em sua prática docente. Compreender os mecanismos que forjaram/forjam os processos de subjetivação responsáveis pela construção docente destas jovens mulheres e o modo como tais dispositivos penetram no âmbito do trabalho educativo na escola pública, procurando desvelar alguns dos comos, dos porquês e dos lugares onde se assinalam descontinuidades e rupturas em relação às práticas discursivas e não-discursivas, capazes de desconstruir uma história de formação linear em que os híbridos são deixados à marginalidade, se constitui o desafio desta tese. A análise das narrações me possibilitou identificar a sexualidade, bem como a formação e o exercício docente, da qual aquela não se separa, como territórios de disputas e contestações políticas, que têm sido alvo constante de estratégias de redução dos desejos, de controle das mentes e dos corpos de estudantes e professoras/professores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subjetividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saber | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poder | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | (Re)Invenção da escola pública : sexualidade e formação da jovem professora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: