Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Selma Regina Martins-
Autor(es): dc.contributorFraga, Anderson Nunes-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Arlindo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ligia Graciete Soares da-
Autor(es): dc.creatorSilva, Eliane Pereira dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764056-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de estratégias de ensino baseadas nas Inteligências Múltipla dos alunos do curso de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior de Volta Redonda (Pública e Privada). Neste sentido, a pesquisa tem lastro na literatura num primeiro momento, em que foram extraídas as categorias de inteligências múltiplas. Num segundo momento realizado um Survey junto aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública e outra Privada/Volta Redonda, de duas turmas de 1º período. Os dados foram coletados por meio de um instrumento cuja finalidade é identificar as inteligências múltiplas, por meio do Inventário de Inteligências Múltiplas para adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong e aperfeiçoado por Gardner. A pesquisa tem caráter exploratório/descritiva. A partir dos resultados alcançados, foram apresentadas propostas de estratégias de ensino e aprendizagem com vistas à formação de Competências endereçadas aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis objeto desta investigação. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando os procedimentos metodológicos apresentados. Percebe-se a importância da utilização das técnicas de ensino, de acordo com o modo preferencial e a identificação das inteligências predominantes nos indivíduos, o que possibilita um melhor desenvolvimento das competências profissionais requeridas à luz de uma sociedade contemporânea. Espera-se que este estudo seja mais um instrumento para subsidiar os professores e gestores da educação não - exclusivamente para os cursos de Ciências Contábeis com vistas a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInteligências múltiplas-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de ensino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de competências em Ciências Contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência múltipla-
Palavras-chave: dc.subjectCompetência-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Título: dc.titleInteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.