Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Selma Regina Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Fraga, Anderson Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Arlindo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ligia Graciete Soares da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Eliane Pereira dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7658 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764056 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de estratégias de ensino baseadas nas Inteligências Múltipla dos alunos do curso de Ciências Contábeis de duas Instituições de Ensino Superior de Volta Redonda (Pública e Privada). Neste sentido, a pesquisa tem lastro na literatura num primeiro momento, em que foram extraídas as categorias de inteligências múltiplas. Num segundo momento realizado um Survey junto aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública e outra Privada/Volta Redonda, de duas turmas de 1º período. Os dados foram coletados por meio de um instrumento cuja finalidade é identificar as inteligências múltiplas, por meio do Inventário de Inteligências Múltiplas para adultos, desenvolvido por Thomas Armstrong e aperfeiçoado por Gardner. A pesquisa tem caráter exploratório/descritiva. A partir dos resultados alcançados, foram apresentadas propostas de estratégias de ensino e aprendizagem com vistas à formação de Competências endereçadas aos alunos dos cursos de Ciências Contábeis objeto desta investigação. Os resultados mostraram-se satisfatórios, validando os procedimentos metodológicos apresentados. Percebe-se a importância da utilização das técnicas de ensino, de acordo com o modo preferencial e a identificação das inteligências predominantes nos indivíduos, o que possibilita um melhor desenvolvimento das competências profissionais requeridas à luz de uma sociedade contemporânea. Espera-se que este estudo seja mais um instrumento para subsidiar os professores e gestores da educação não - exclusivamente para os cursos de Ciências Contábeis com vistas a melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligências múltiplas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de competências em Ciências Contábeis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência múltipla | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia | - |
Título: dc.title | Inteligências múltiplas e estratégias de ensino para formação de competências em Ciências Contábeis: um estudo comparado à luz de duas instituições de ensino superior de Volta Redonda | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: