CaleFriend: um aplicativo móvel para auxiliar o desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva-
Autor(es): dc.contributorCopetti, Alessandro-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Leonardo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorPinto, Sérgio Crespo C. S.-
Autor(es): dc.creatorCoutinho, Victória Lopes Braia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27222-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764054-
Descrição: dc.descriptionA Amplificação de Inteligência é uma abordagem que prioriza a potencialização das capacidades cognitivas do usuário a partir do que ele já possui de conhecimento, experiência e sentimentos, e que pode, portanto, auxiliar fortemente o desenvolvimento de autonomia e de habilidades cognitivas em crianças e adolescentes, especialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A definição dos requerimentos para desenvolvimento de um tecnologia assistiva para pessoas com TEA é considerada complexa pelo amplo espectro de diagnósticos possíveis e torna o risco na entrega final maior que o desejável. O conhecimento da realidade destes usuários através do Design Thinking e a constante validação de hipóteses através das práticas do Agile podem ajudar a mitigar esses riscos.-
Descrição: dc.descriptionThe Intelligence Augmentation approach prioritizes the enhancement of the user’s cognitive capabilities from their previous knowledge, experience and feelings that may strongly contribute on developing autonomy of children and adolescents, specially that may be on the Autism Spectrum Disorder (ASD). The definition for the requirements to develop an Assistive Technology for people with ASD are considered complex because of the wide spectrum of possible diagnosis and that results in a bigger than expected risk on the final delivery. The awareness on these users’ reality through Design Thinking and the continuous hypothesis validation through Agile practices may help mitigate these risks.-
Descrição: dc.description92 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do Espectro Autista-
Palavras-chave: dc.subjectAmplificação de Inteligência-
Palavras-chave: dc.subjectAgile-
Palavras-chave: dc.subjectDesign Thinking-
Palavras-chave: dc.subjectCiência da Computação-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento de software-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias assistivas-
Palavras-chave: dc.subjectAutism Spectrum Disorder-
Palavras-chave: dc.subjectIntelligence Augmentation-
Palavras-chave: dc.subjectAgile-
Palavras-chave: dc.subjectDesign Thinking-
Título: dc.titleCaleFriend: um aplicativo móvel para auxiliar o desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.