Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kenedy, Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Gerson Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Ana Claúdia Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Feltes, Heloísa Pedroso de Moraes | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Ester Roberta Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11142 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764053 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação visa a analisar o fenômeno do humor em um espetáculo de comédia no gênero stand-up sob a ótica da Linguística Cognitiva. Vários estudos sobre o discurso humorístico já foram realizados com foco nos aspectos linguísticos (TRAVAGLIA, 1990; POSSENTI, 1998; CARMELINO, 2009; SCHWARZ, 2010), nossa proposta é demonstrar que as teorias cognitivas podem contribuir para explicar o fenômeno do humor de uma forma ainda não abordada pela linguística mais tradicional. Nosso objetivo é investigar quais são os processos cognitivos que ocorrem no momento da punch-line – onde existe a expectativa do riso. O fenômeno do humor, baseado nas teorias linguísticas cognitivas, tem sido foco de estudo de vários pesquisadores (ATTARDO, 1994; RASKIN, 1979; COULSON, 2001; FAUCONNIER, 1984; FELTES, 2009; COSCARELLI, 2009; KRIKMANN, 2006). Nossa hipótese é que podemos compreender o sentido dos discursos da comédia de stand-up através das seguintes teorias: (i) Frame (FAUCONNIER, 1998, 2002, 2003; FILLMORE, 1984; COULSON, 2001; LAKOFF, 2004; KOESTLER, 1964; RITCHIE, 2004; MINSKY, 1974), e (ii) Teoria dos Espaços Mentais e sua extensão: Mesclagem Conceptual (FAUCONNIER, 2003; TURNER, 2003; KÖVECSES, 2006). Lakoff (2004) afirma que segundo a Ciência Cognitiva nós, seres humanos, pensamos através de frames, e para uma pessoa compreender uma verdade, o que foi dito precisa ter alguma relação com o conhecimento enciclopédico registrado em nossas sinapses, em nosso cérebro. Os temas usados nos espetáculos de comédia stand-up, como: racismo, política, casamento, sexo, etc., servem de pano de fundo para que o comediante alcance o efeito do humor da plateia. Geralmente, esses temas envolvem opiniões socialmente controversas, gerando uma oposição de frames, causando uma incongruência entre os frames da narrativa. O discurso humorístico tem como característica a resolução de uma incongruidade e é esperado que o humor surja no exato momento de sua resolução - quando um frame, considerado estável, por ser aceito culturalmente é mesclado por um novo frame, considerado episódico ou emergente. Dessa forma, temos na teoria da mesclagem conceptual base suficiente para, de forma mais pontual, analisarmos o discurso humorístico, por ser este um processo rico em mesclagens. E estas desvelam, sempre novas maneiras de observar a realidade, pois apontam novos sentidos. Para análise, escolhemos como corpus o espetáculo de comédia no gênero stand-up, Kill the Messenger, protagonizado pelo comediante Chris Rock, em sua turnê Mundial de 2008. Até o momento presente, supomos ser a primeira análise de comédia stand-up em pesquisas no Brasil | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze the phenomenon of humor of a show of stand-up comedy, under the focus of the Cognitive Linguistics. Many studies about the humor discourse have already been made focusing on linguistics aspects (TRAVAGLIA, 1990; POSSENTI, 1998, CARMELINO, 2009; SCHWARZ, 2010). Our proposal is that the cognitive theories could contribute to explain the phenomenon of humor in a way not yet seen by the traditional linguistic. Our goal is to investigate which cognitive process occurs during the punch line – where one finds the laughter expectation. The humor phenomenon – based on the linguistic cognitive theories – have been the object of study of many researchers (ATTARDO, 1994, RASKIN, 1979, 1985; COULSON, 2001; FAUCONNIER; TURNER, 2004; FELTES, 2009; COSCARELLI, 2009, KRIKMANN, 2006). Our hypothesis is that we can find the meaning of stand-up comedy discourse through the following theories: (i) Frame (FAUCONNIER, 1998, 2002, 2003; FILLMORE, 1984; COULSON, 2001, LAKOFF, 2004; RITCHIE, 2004; MINSKY, 1974; KOESTLER, 1964), (ii) Mental Spaces Theory and its extension: Conceptual Blending (FAUCONNIER 2003, TURNER, 2003; KÖVECSES, 2006). Lakoff (2004) says that according to the Cognitive Science people think in Frames. Thus, what is said only will make any sense to us if the concepts fits into our frames, registered in our brain’s synapses. The themes used in the stand-up comedy scripts, such as: racism, politics, marriage, sex, and so on, are the background that allows the comedian to work his way through the audience’s laughter. Overall, these themes evolve controversy social opinions, which could launch frame oppositions, causing incongruity between the narrative’s frames. The humor discourse has as characteristic the resolution of one incongruity and it is expected to humor to show up at this exact moment of the incongruity-resolution. The humor will appear at the time when a usual frame, culturally accepted will be shifted by a new one (episodic). That way, we have in the conceptual blending theory suficient data, more precisely, to analize the humor discourse, for its richness of blendings. For these blendings could reveal new ways of seeing the reality because it points new meanings. As a corpus, we have chosen the Chris Rock stand-up comedy show Kill the Messenger of 2008. Until today, we believe this is the first analysis done in stand-up comedy held in Brazil | - |
Descrição: dc.description | 188 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso humorístico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frame | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mesclagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comédia de stand-up. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humor discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Frame | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blending | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stand-up comedy | - |
Título: dc.title | Desvendando as Punch-line: construção e compreeensão de sentidos na comédia de stand-up sob a perspectiva da linguística cognitiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: