Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, R.B. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8021613526346249 | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, A. L. S. | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0993142677246044 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Geovana Tabachi | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6748143521713365 | - |
Autor(es): dc.creator | Virgílio, Mateus da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:07:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:07:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28226 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764050 | - |
Descrição: dc.description | A presente monografia tem como objetivo entender como se dão as relações de gênero dentro do espaço escolar, principalmente observando como a escola lida com o comportamento dos alunos em relação ao “feminino” e “masculino” e como o tema é abordado. Para a efetuar a pesquisa, foi realizada uma observação-participante e algumas entrevistas etnográficas em uma escola estadual que atrai uma grande quantidade de alunos no município de Campos dos Goytacazes - RJ. Com isso, são realizadas reflexões sobre a aproximação de Antropologia e Educação, silenciamento de debates, homogeneização de comportamentos e movimentos conservadores. | - |
Descrição: dc.description | This monograph aims to understand how gender relations occur within the school space, mainly by observing how the school deals with student behavior in relation to “feminine” and “masculine” and how the theme is approached. To carry out the research, a participant observation and some ethnographic interviews were carried out in a state school that attracts a large number of students in the municipality of Campos dos Goytacazes - RJ. With this, reflections are carried out on the approximation of Anthropology and Education, silencing of debates, homogenization of behaviors and conservative movements. | - |
Descrição: dc.description | 52 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero; Escola; Antropologia da Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender; School; Anthropology of Education | - |
Título: dc.title | GÊNERO NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE SILENCIAMENTO DO DEBATE E HOMOGENEIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: