Normatização ambiental como contexto para a educação ambiental crítica e a educação CTSA no ensino de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Carolina Luiza de Castro da-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Henrique Wallace Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:07:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:07:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32595-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/764044-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo propor um projeto na área de educação ambiental no qual os alunos possam aplicar aspectos normativos da legislação em consonância com a educação ambiental crítica e princípios relacionados ao movimento “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente” - CTSA. Devido ao interesse por questões referentes ao meio ambiente ser amplamente difundido na sociedade e a aprendizagem por projetos consistir em uma metodologia ativa que possibilite um maior engajamento por parte dos alunos, avaliou-se que a combinação entre esses fatores poderia auxiliar na reflexão e no envolvimento quanto ao tema em estudo. Para tanto, 5 alunos, de diferentes escolas, do Ensino Fundamental II até o Ensino Médio, foram convidados a participar do projeto, de modo que, por meio de pesquisas orientadas, eles pudessem estudar acerca de características socioambientais conexas à indústria têxtil e contribuir na elaboração de um vídeo. O vídeo produzido em questão contém informações pertinentes à indústria têxtil em geral, bem como a uma indústria têxtil fictícia, constante como parte integrante desse trabalho. Embora tenham ocorrido problemas associados ao desestímulo pela leitura, pôde-se observar, através de relatos escritos, que novos conhecimentos, experiências e, principalmente, criticidade, foram desenvolvidos pelos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to propose a project in the area of ​​environmental education in which students can apply normative aspects of legislation in line with critical environmental education and principles related to the science, technology, society and environment movement. Due to the interest in issues relating to the environment being widespread in society and project-based learning consisting of an active methodology that enables greater engagement on the part of students, it was assessed that the combination of these factors could assist in reflection and involvement regarding the topic under study. To this end, 5 students, from different schools and from elementary to high school, decided to participate in the project, so that, through guided research, they could study socio-environmental characteristics related to the textile industry and contribute to the creation of a video. The video produced in question contains information pertinent to the textile industry in general, as well as a fictitious textile industry, included as an integral part of this work. Although there were problems associated with the discouragement of reading, it was possible to observe, through written reports, that new knowledge, experiences and, mainly, criticality, were developed by students.-
Descrição: dc.description85 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental crítica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação CTSA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por projetos-
Palavras-chave: dc.subjectNormas ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectTICs-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino química-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência crítica-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectCritical Environmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectCTSA Education-
Palavras-chave: dc.subjectProject-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental standards-
Palavras-chave: dc.subjectICTs-
Título: dc.titleNormatização ambiental como contexto para a educação ambiental crítica e a educação CTSA no ensino de química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.